Opinião

Opinião - José Richard

Nesta pandemia, o importante é cada um fazer sua parte


Por José Richard

17/04/2020 - Edição 1985

Uso de máscaras e luvas deveria ser obrigatório para aquelas pessoas que precisam ir trabalhar
Uso de máscaras e luvas deveria ser obrigatório para aquelas pessoas que precisam ir trabalhar

Nesses tempos terríveis de coronavírus quanto mais informações para entender essa pandemia mundial ajudam a tomar medidas de proteção para evitar o contágio. O afastamento social para quem pode ficar em casa, e o uso de máscaras e luvas deveria ser obrigatório para aquelas pessoas que precisam ir trabalhar ou fazer compras essenciais de alimentos, remédios e produtos de higiene. A atitude é mais importante para idosos, considerando que seriam pessoas com a saúde mais frágil, embora atualmente muitos viventes da terceira idade estão em melhores condições de saúde que muitos da geração mais jovem.

Pessoas doentes e debilitadas de qualquer idade precisam ter o apoio da família e obedecer uma quarentena séria até que a pandemia acabe. Não podemos vacilar porque as notícias em todo planeta dão conta das milhares de mortes. É preciso atenção responsável de cada cidadão para evitar desastre similar à tragédia mundial de 1918 quando cerca de 50 milhões de pessoas foram vítimas fatais da Gripe Espanhola.

O Covid-19 chegou à Ilha do Governador e já infectou dezenas de pessoas e, lamentavelmente, provocou cinco mortes. A luta dos profissionais de saúde é muito grande nos hospitais e a atitude mínima de cada um é circular menos, fazer quarentena, usar luvas, máscara facial e lavar as mãos com água e sabão ou álcool gel. Ao chegar onde mora é importante deixar os calçados na entrada e ter outro par para circular pela casa, trocar de roupa e um banho são procedimentos essenciais para não levar o vírus para dentro de casa e contaminar os familiares.

Uma dica: para fortalecer a imunidade de pessoas saudáveis ou debilitadas, os médicos recomendam o uso diário de vitamina C, e tomar sol durante uns vinte ou trinta minutos para potencializar no organismo a vitamina D. Portanto, por favor, ponha mais laranjas no seu cardápio e vá para a janela todos os dias para pegar uma cor.