Opinião

Opinião - José Richard

Na última semana do ano a reflexão sobre 2019 é a mesma de outros tempos: a Ilha tem potencial para ser referência na cidade


Por José Richard

27/12/2019 - Edição 1969

Nesta última semana do ano a reflexão sobre 2019 é a mesma de outros tempos. Não há lugar melhor para se morar, fazer amigos e trabalhar no Rio de Janeiro. É um privilegiado quem usufruiu dessas das três coisas. Com uma população igual a de uma cidade média (280 mil habitantes), a região tem potencial econômico para se desenvolver, ser referência na cidade e garantir ao morador uma excelente qualidade de vida.

A localização na Baía de Guanabara, além da vista maravilhosa para os moradores, proporciona a possibilidade de novos negócios. Como inovar em turismo. Os trajetos marítimos ainda não são explorados como deveriam e potencialmente podem se desenvolver de modo muito forte. E o futuro aponta para inúmeras atividades turísticas e gastronômicas, considerando a constante busca de opções de lazer da população local e dos visitantes.

Ter na Ilha o segundo maior aeroporto do Brasil e milhares de passageiros em trânsito por dia, significa, por exemplo, negócios estruturados em parcerias locais para passeios pelas águas da baía, cujos cenários da cidade do Rio de Janeiro são belíssimos. Além de trajetos marítimos próximos a Paquetá e Niterói, a ponte Rio Niterói vista por baixo é impressionante e considerada uma das mais belas e arrojadas obras da engenharia brasileira. São itinerários próprios para embarcações pequenas e médias que partiriam da nossa orla, seja no píer do Galeão, Praia da Bica, Ribeira, Zumbi, Cocotá e Freguesia. Não faltam opções.

A indústria naval para construção de embarcações para esses passeios vai surgir tão logo essas ideias comecem a tomar corpo e os governos percebam a importância das águas da Baía de Guanabara como uma oportunidade natural para gerar grandes negócios e milhares de empregos.
Não entendo, por exemplo, como alguém, que quer ir da Ilha do Governador para São Gonçalo é obrigado a viajar por transporte rodoviário por mais de 40 quilômetros e desperdiçar horas, em pelo menos três conduções do serviço público, se por mar, essa viagem levaria no máximo 20 minutos ao lado de lindas paisagens. Boas festas!