Notícias

Semana tem 188 novos casos de Covid-19

Imunização ficou suspensa por quatro dias, mas já foi normalizada


30/07/2021 - Edição 2052

Parte da equipe de saúde que atua na Policlínica Newton Alves Cardozo
Parte da equipe de saúde que atua na Policlínica Newton Alves Cardozo

Após o atraso do Ministério da Saúde no envio de imunizantes para a Covid-19, que paralisou a vacinação para primeira dose na Ilha por quatro dias, a Prefeitura do Rio retomou o calendário de vacinação na quarta-feira (28) e a imunização já ocorre com tranquilidade nos postos da região. Embora o imprevisto, está mantida a previsão inicial de chegar à faixa etária de 18 anos no dia 18 de agosto, tendo assim todos os jovens, adultos e idosos vacinados com pelo menos com uma dose.  

Nesta sexta-feira (30), ocorre também, na parte da tarde, além da vacinação para a faixa etária de 33 anos, a repescagem de quem tem 34 anos ou mais, de modo a compensar a falta de imunizante ocorrida no último sábado (24). O prefeito Eduardo Paes chegou a cobrar publicamente do Ministério da Saúde pelo atraso na entrega de vacinas, que alegou problemas na hora da distribuição.  

— A prefeitura não produz nem compra vacinas. Somente aplicamos. Trabalhamos seguindo o Programa Nacional de Imunização. Só temos muita pressa, somos ansiosos e gostamos de acelerar. Afinal, queremos salvar vidas. Agradeço ao Governo Federal que entendeu nossa preocupação e fez o possível para minimizar o impacto deste atraso — disse o prefeito Eduardo Paes. 

Com 188 novos casos esta semana, a Ilha do Governador chegou às 10.762 pessoas infectadas pela Covid-19 desde o início da pandemia. Já o número de óbitos já chegou a 883 na Ilha. A região segue com risco moderado de contágio apresentando estabilidade no número de novos casos.  

No final de semana, a prefeitura do Rio realizou diversas ações pontuais na Praia da Bica e na Praia da Engenhoca para orientar estabelecimentos e pessoas quanto as regras sanitárias em vigor na cidade. Segundo especialistas, é preciso ter atenção redobrada neste momento para que o cenário epidemiológico no controle de novas cepas esteja estabilizado.  

Para conter as novas cepas, o prefeito Eduardo Paes manifestou a intenção de oferecer uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19 no final deste ano. A medida pode dar início, segundo ele, a um esquema anual de revacinação. Essas doses de reforço seriam reservadas para as pessoas com 60 anos ou mais. Para o infectologista Alberto Chebabo, este reforço provavelmente será necessário. 

— Quase todos os institutos produtores estão trabalhando com a possibilidade da terceira dose. No fim do ano, já teremos uma grande quantidade de pessoas vacinadas há muito tempo. E sabemos que os idosos, os primeiros vacinados, têm, de modo geral, uma resposta menos potente à vacina. É muito provável que, para eles, a essa altura, já sejam indicadas três doses de todas as vacinas — disse Chebabo.