Notícias

Ilha ultrapassa 10 mil casos da Covid-19

Mais de 140 mil doses já foram aplicadas na região e contaminação desacelera


02/07/2021 - Edição 2048

A insulana Duana Chimento, lactante, se vacinou na terça para a Covid-19
A insulana Duana Chimento, lactante, se vacinou na terça para a Covid-19

A Ilha do Governador ultrapassou a marca de 10 mil casos confirmados e 809 óbitos da Covid-19 . Os dados são do Painel Covid-19 da prefeitura que realiza o acompanhamento no número de infectados desde o início da pandemia. Paralelo a isso, o número de pessoas imunizadas ao menos com a primeira dose (D1) já chegou a 140 mil nos nove postos de saúde da região e no drive-thru da Base Aérea do Galeão.   

Já os hospitais públicos e privados da região apresentaram nas últimas semanas uma ligeira queda no número de pacientes atendidos ou internados com a Covid-19. Essa tendência de queda pode ser notada em toda a capital fluminense, já que um estudo comprovou que houve um recuo de 26% no número de internados, sendo a maior média do ano.  De acordo com o infectologista Alberto Chebabo, do Hospital Universitário do Fundão e que integra o Comitê Científico da prefeitura, a vacinação exerce um papel fundamental nesta queda.  

— Há uma tendência natural da curva juntamente com o avanço do calendário da imunização. É visível a queda, temos leitos vazios. Acredito que o recuo será mantido, a vacinação está acelerando. Não sabemos como vai ser com a entrada de novas variantes na cidade, se a variante Delta vai chegar ou não, mas neste momento o cenário é animador. É cenário de queda — afirma Chebabo.  

O diretor da Divisão Médica do HU, Alberto Chebabo

Na segunda-feira (28), a Prefeitura deu início a vacinação contra a Covid-19 de lactantes. A decisão de começar teve por base critérios técnico-científicos. Para receber a primeira dose, elas precisam apresentar a indicação do profissional de saúde que faz o acompanhamento da criança. A Secretaria Municipal de Saúde, alerta para que as lactantes, após tomarem a vacina, não interrompam o aleitamento materno, considerando a reconhecida importância para a saúde do bebê. 

— Fiquei sabendo na terça-feira através do Will, que é meu agente comunitário de saúde. Ele me orientou passar na Clínica da Família e pegar a declaração com a médica. Foi tudo muito rápido e no mesmo dia que ele me falou, fui me vacinar no Posto Necker Pinto. Eu e minha filha Maria já tivemos a Covid-19, e não quero passar por esta experiência novamente. Quando somos mães, a nossa maior preocupação é proteger os filhos. Então, me imunizei e fico feliz em ver o reconhecimento da prefeitura para as mamães lactantes — disse a insulana Duana Chimento.  

Nas duas próximas semana é a vez dos insulanos de 42 a 37 anos serem vacinados de acordo com o escalonamento por idade. Na segunda-feira (5), são as mulheres de 42 anos. Na terça, os homens de 42 anos e na quarta-feira, a faixa dos 41 anos é separada por turno: mulheres pela manhã e homens na parte da tarde. A semana termina com mulheres de 40 anos se imunizando na quinta e homens de 40 anos se imunizando na sexta.