Notícias

Ilha ultrapassa 10.500 casos da Covid-19

Cenário epidemiológico da região é estável nas últimas três semanas


22/07/2021 - Edição 2051

Os postos de saúde e as clínicas de família também aplicam a vacina contra a gripe
Os postos de saúde e as clínicas de família também aplicam a vacina contra a gripe

Com mais 232 casos registrados e 21 óbitos esta semana, a Ilha do Governador chegou à marca de 10.574 casos da Covid e 859 mortes. Os números, por mais uma semana, seguem controlados e a região apresenta risco moderado de transmissão da doença. Nos hospitais o fluxo de pacientes que apresentam sintomas do novo coronavírus está baixo, o que reforça este momento de certa tranquilidade.  

Nesta sexta-feira (23) e no sábado (24), devido à baixa cobertura vacinal do grupo de 35 anos ou mais, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) definiu que vai haver uma repescagem da vacinação contra a Covid-19 para este público. Esta é uma chance para as pessoas que perderam a data de sua imunização. A SMS ressaltou, também, a importância de a população comparecer aos postos na data prevista para sua idade, reservando a repescagem para casos excepcionais, já que com o decorrer do avanço do calendário de vacinação, se tornará cada vez mais raro.  

— A vacinação é a prevenção mais eficaz contra o coronavírus e cada dia faz diferença para garantir a proteção. 70% dos cariocas adultos já estão vacinados com a primeira dose e quase 30% com a segunda. São ótimas as notícias, mas não podemos vacilar. Não atrase ao chegar sua vez. A única escolha possível a ser feita é de qual posto você vai ir. Continuem se cuidando, usando máscara e atenção, sempre, para a data agendada no seu papel de vacinação para a segunda dose — disse o prefeito Eduardo Paes.  

Enquanto o calendário de vacinação vai avançando e segue sendo a prevenção mais eficaz contra o coronavírus, pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desenvolveram um teste rápido e de baixo custo que detecta a presença do novo coronavírus no organismo por meio de amostras de saliva e secreção nasal. O resultado sai em menos de uma hora e custa R$ 30. Este exame tem um perfil bastante democrático, afinal, segundo a instituição, pode ser realizado em lugares com pouca infraestrutura, já que o resultado é conferido a partir da cor exibida. Se a amostra ficar rosa, o resultado é negativo. Se ficar amarelo, é positivo. Agora, a UFRJ busca parceiros para produção em massa.  

— Queremos tornar possível a comercialização dos testes, por isso estamos em busca de parceiros que nos ajudem a produzir em larga escala. O SUS, nosso Sistema Único de Saúde, é a meta prioritária, pois desta forma poderemos contribuir para o maior acesso da população ao diagnóstico e cooperar para o enfrentamento da pandemia em nosso país — afirma a pesquisadora Fabiana Ávila Carneiro.