Opinião

Opinião – José Richard


12/04/2024 - Edição 2193

Fundado em 1935, o Hospital Municipal Paulino Werneck homenageia com o nome um ilustre médico e sanitarista que foi responsável por diversas atividades importantes no início do século 20 na área da saúde, como o serviço municipal de socorro em carros de tração animal. 

Na década de 70, quando cheguei na Ilha do Governador, o Paulino Werneck era o principal centro de saúde público da região e nele a população era muito bem atendida e a equipe médica tratava qualquer problema de saúde, desde uma tontura até vítimas de atropelamentos, quedas, ferimentos à bala ou arma branca. Todos corriam para o Werneck. 

Na época, o setor de maternidade dava conta dos cuidados e procedimentos do pré-parto e nascimento semanalmente de dezenas de insulanos da gema. Entretanto, a especialidade médica deixou de ser oferecida à população e o próprio Paulino praticamente fechou as portas.  

Durante alguns anos, as senhoras grávidas da Ilha do Governador foram obrigadas a realizar exames de rotina e o parto em espaços de saúde fora da região. O transtorno para sair da Ilha nos dias de congestionamento traziam agonia aos familiares e sofrimento às futuras mamães. Ninguém entendia porque não tínhamos maternidade. Somente promessas!   

Agora, neste abril de 2024, o prefeito Eduardo Paes e o Secretário de Saúde Daniel Soranz reinauguraram a maternidade pública no Paulino Werneck, completamente reformada e com instalações modernizadas, de modo a garantir às mulheres o acompanhamento de todas etapas da gravidez e a realização do parto em ambiente especialmente preparado para receber, como se fosse em casa, os novos insulanos da era da I.A., de braços abertos. 

A volta da maternidade e o Paulino Werneck como um centro de referência na cidade para o atendimento da saúde da mulher é a notícia do ano na Ilha. E deve ser comemorada como a conquista de mais uma etapa importante dos projetos de transformação da Ilha do Governador numa região referência na cidade. Valeu, prefeito Eduardo Paes!