Opinião

Opinião – José Richard


05/04/2024 - Edição 2192

O estacionamento irregular de vans em pontos de ônibus à espera de passageiros atrapalha o trânsito e incomoda seus próprios passageiros que tem compromissos. Não é certo isso, pois se trata de um transporte público essencial à população que conta e espera um serviço de locomoção que o ajude nos deslocamentos e que tenha um procedimento normal e seguro.

Seguro é até complicado pretender. A maioria das vans está sempre em alta velocidade e só perdem para as motos na loucura irresponsável do trânsito. Mas como elas fazem parte do sistema público de transporte e operam com autorização do município, que regula os trajetos, deveriam ter mais consciência e responsabilidade pelo que representam na rotina de transporte de milhares de pessoas.

Por outro lado, algo precisa ser feito. Dezenas de veículos de aplicativos decidiram há algum tempo ocupar os dois lados da quadra inteira da Rua Oliveira Filho, no Galeão. Eles estacionam seus veículos à espera de bons trajetos em chamadas de passageiros que desembarcam no aeroporto Tom Jobim. Os moradores dessa rua, que virou um estacionamento, perderam a tranquilidade e reclamam da falta de paz. Reclamam do alarido de dezenas de motoristas que aproveitam para descansar nas calçadas em frente às suas casas.

Por fim, outro assunto. Sugiro que os motoristas de aplicativos ajudem na fluidez do trânsito não estacionando em pontos de ônibus, complicando o que já está complicado e onde já reina a disputa do espaço entre as vans e os ônibus.

Na verdade, não há fórmula mágica para melhorar o trânsito na Ilha do Governador. Mas é simples e basta querer. Depende de como cada motorista age na direção do seu veículo. A dica é respeitar as leis do trânsito e o espaço dos outros, além de abster-se de devolver fechadas. Enfim, dirigir com atenção e calma, protegendo a sua vida e a dos outros.

joserichard.ilha@gmail.com