Opinião

Opinião - José Richard


24/09/2021 - Edição 2060

A revitalização da Praia de São Bento, no Galeão, precisa fazer parte das prioridades da administração pública imediatamente. Refiro-me pontualmente ao espaço entre o restaurante Siri da Ilha até o terreno da aeronáutica, onde antigamente funcionava o Ilha Auto Cine. Aquela orla está degradada, a via cada vez mais esburacada, e prospera uma ocupação desordenada de trailers, além poluição e das línguas negras, resultado do despejo de esgoto nas areias da praia 

Para os clientes do restaurante Siri, cuja visão para a Baía de Guanabara é privilegiada, os entulhos e eventualmente restos de putrefatos trazidos pelas correntes marítimas devem, lamentavelmente, deve diminuir o apetite. 

Agora, com o plantio de 580 espécies de plantas e árvores no trecho desde a ponte até o Siri do Galeão, num projeto da prefeitura destinado a melhorar o aspecto urbanístico do espaço é oportuno agir para resgatar a beleza da Praia de São Bento estendendo ações renovadoras do meio ambiente, revitalizando as areias e mantendo limpa toda aquela orla.  

As mudanças são necessárias para dar aspecto melhor, renovar os cenários que estão abandonados e que nem notamos mais por fazerem parte da paisagem há bastante tempo.  

Outra urgência é o retorno logo após a prefeitura da Aeronáutica, para quem precisa voltar para a Ilha. O perigo para entrar na faixa de velocidade é muito grande para os motoristas, principalmente os que praticamente saem da inércia e vão disputar espaço na mesma via com outros que estão entrando na Ilha em velocidade. É complicado para ambos e obras viárias são medidas urgentes para diminuir os riscos de colisão. 

O bairro do Galeão é muito importante e precisa mais atenção. É o cartão de visitas da Ilha, seu urbanismo, limpeza e vias precisam de prioridade para impressionar os visitantes.