Opinião

Opinião - José Richard


Por José Richard

03/09/2021 - Edição 2057

A Ilha do Governador é uma das regiões mais arborizadas da cidade e devemos isso, principalmente pelos espaços ocupados por unidades das forças armadas, como a Marinha, no Bananal e na Estação Rádio da Marinha ao lado da Z-10. A Aeronáutica já teve mais, mas ainda possui vastos terrenos a partir da Portuguesa que se estendem até o Galeão, todos com muito verde. Nesses tempos de crises ambientais isso faz a diferença para o nosso meio ambiente. 

Já no território urbano onde vive a maioria da população insulana a arborização poderia ser melhor. Todavia num gesto positivo, a prefeitura iniciou um projeto importante que tenta recompor o trecho da entrada da Ilha com o plantio de mais de 500 espécies na tentativa de recuperar a beleza urbanística local.   

Nas caminhadas pela Ilha do Governador vejo com alegria muitos flamboyants e ipês, entre outras espécies, que ajudam a embelezar nossas ruas com cores espetaculares, plantadas e cuidadas por moradores de modo espontâneo. Esses cidadãos têm a minha admiração, porque plantam e cuidam dessas árvores espontaneamente, contribuindo para tornar as ruas onde moram mais bonitas e a frente das suas residências mais belas. Além de que essas ações servem de estímulo a todos nós. 

Por outro lado, nas duas últimas semanas os insulanos assistem o desfolhar das amendoeiras, provocando uma verdadeira chuva intermitente de folhas que se espalham pelas ruas e calçadas provocando até dificuldades para caminhar. O varrer das calçadas e o amontoado de folhas redobra o trabalho da Comlurb e dos moradores que são impotentes para juntar milhares e milhares de folhas que se desprendem das gigantescas árvores, neste período do ano quando essa espécie se renova para a primavera que se aproxima.  

É a ação da natureza, através das árvores e suas flores, nos lembrando da beleza do meio ambiente e da importância da preservação do planeta. Passeie pela Ilha, fotografe, curta e ajude a cuidar. Existem árvores centenárias e diversas espécies maravilhosas em muitas ruas de bairros da nossa região. Ame a Ilha!