Coluna da Aceig

Coluna da Aceig

Importância do compliance para empresas de pequeno porte e micro empresas


08/03/2024 - Edição 2188

Saber o que é compliance nas empresas é uma obrigação para o empresário e uma urgência para se adequar à demanda por mais transparência, responsabilidade e honestidade com clientes, parceiros, colaboradores e até mesmo concorrentes.  O termo compliance tem relação com a conduta da empresa e sua adequação às normas dos órgãos de regulamentação e legislações. 

As reclamações mais constantes no âmbito empresarial são ocasionados por fatores como: ausência de orientações normativas; desalinhamentos às legislações aplicáveis; falta de ferramentas preventivas adequadas; falhas na gestão de processos sem penalidades; operações sem informação adequada ao Poder Diretivo do Empregador, dentre outras. 

O objetivo do Compliance é gerar valor ao negócio e assegurar a sobrevivência da empresa, minimizando os impactos financeiros, legais e preservando a imagem da empresa junto aos seus consumidores e perante a sociedade em geral.  

Não raro nos deparamos com colaboradores prestando serviços externos, vestindo uniformes desalinhados, com gestos e gírias inadequadas perante o cliente da empresa. Uma das ferramentas do Compliance, visa regrar o comportamento interno e externo do funcionário a fim de que ele possa manter os valores da empresa quando da sua representação. 

Assim como o Regulamento Interno, que permite à empresa ter um sistema de gestão que reúna todas as informações importantes em um único lugar, obrigando a todos(as) a seguir as regras do compliance!  

Estamos falando, portanto, de uma estratégia geral, aplicável em todo o negócio, seja a empresa grande, média ou pequena, pois todas possuem o mesmo objetivo: evitar surpresas indesejadas! 

É preciso refletir e aprimorar a gestão, ajustar a forma como as informações são tratadas e como as pessoas se comportam no dia a dia. Isso contribui para alcançar nível de excelência em compliance independentemente do segmento de atuação e tamanho da empresa. Por outro lado, não estar em compliance significa correr grandes riscos desnecessariamente, que podem levar a perdas financeiras, patrimoniais, de mercado e muitas outras. 

As empresas que aderem às leis trabalhistas são conhecidas como empresas em conformidade. Valorizar a ética e a transparência é um dos principais princípios do compliance. Por isso, esse processo precisa atingir todos os segmentos da empresa, do departamento jurídico ao RH, incluindo o nível mais alto da gestão. 

Texto do advogado Marcelo Avelino, diretor Jurídico da Associação Comercial da Ilha. Mais informações sobre o compliance, ligar para: 99811-7242