Coluna da Aceig

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Descubra como precificar seu produto


Por André Borges

14/07/2023 - Edição 2154

Custos e despesas 

Antes de iniciar a precificação, é essencial realizar uma análise minuciosa dos custos envolvidos na fabricação e venda do produto, desde a concepção até a compra pelo consumidor. 

Público-alvo e segmentação de mercado 

Depois de analisar custos e despesas, é hora de partir para a pesquisa de consumidores. Nela, é necessário conhecer o público-alvo. Para identificar o consumidor, é preciso inseri-lo em grupos menores, de acordo com suas características e necessidades semelhantes, para direcionar as estratégias de venda. 

Nessa fase, é fundamental entender as necessidades do público-alvo a partir da segmentação de mercado, para que as estratégias de precificação sejam precisas.  

Preço e lucratividade 

Um preço adequado deve levar em consideração os custos de produção, despesas de vendas, taxas financeiras, concorrência e percepção de valor dos clientes. É necessário também analisar os números do mercado, para que o preço e margem sejam calculados a partir das demandas dos consumidores. 

Precificação na prática 

Através do Mark-up, na qual soma-se o custo fixo do produto, seu custo variável e a margem de lucro e, em seguida, aplica-se a somatória na fórmula do Mark-up (100/100 – (custo fixo + custo variável + margem de lucro)). 

Estratégias de preço 

Por fim, para conquistar mais consumidores é importante aplicar estratégias de preço nas táticas de venda. Esse tipo de técnica faz com que o cliente se sinta atraído e ver vantagens em adquirir determinado produto, confira algumas delas: 

  • Alteração nos centavos: Essa é a estratégia das lojas de 1,99. Alterar os centavos dá ao cliente a sensação de que o produto é mais barato. 
  • Valor em parcelas: Apresentar o preço de forma parcelada transmite uma impressão de que cabe no orçamento, além de demonstrar que há mais possibilidades de compra. 

Percepção de desconto: Na comunicação do desconto pode-se informar em % ou em valor R$. Para produtos abaixo de R$ 100 faça uso da porcentagem, fazendo com que a percepção do desconto seja maior. 

Texto produzido por André Borges, diretor da Huma Contabilidade, especialmente para a Associação Comercial da Ilha. Para mais informações: 99366-0635