Lusa

Portuguesa tem natação para autistas

Equipe de especialistas conquista a confiança dos alunos


Por André Oliveira

20/03/2020 - Edição 1981

Professores especializados coordenam novo projeto de natação do clube
Professores especializados coordenam novo projeto de natação do clube

A Associação Atlética Portuguesa realiza há cerca de três anos um projeto de natação exclusivo para crianças com o espectro autista e outras necessidades especiais, cujas atividades são gratuitas, às terças e quintas, no Parque Aquático Rosano Orsini. O projeto faz parte dos valores e ideais do clube para proporcionar aos associados e à comunidade um ambiente familiar, saudável e acolhedor que fortaleça a saúde, a alegria de viver e o desenvolvimento pessoal.

O projeto contempla 40 crianças com autismo que buscam desenvolver uma melhor capacidade motora e cognitiva. A coordenação das aulas de natação está sob o comando da fisioterapeuta Roberta Moreira que conta com um grupo de profissionais de Educação Física (Mauricio, Camila, Marcia, Jô e Lucas) especializados em crianças com necessidades especiais e desenvolvimento da motricidade humana.

— Já são três anos de projeto e a oportunidade de estar inserida no mundo dos anjos azuis é poder garantir que essas crianças se sintam abraçadas e podem evoluir de acordo com seu tempo. A equipe de profissionais é boa e focada , fatos que ajudam no acolhimento delas e na relação de confiança gerada com os responsáveis. Estamos prontos para continuar esse trabalho e agradeço a confiança da diretoria da Lusa – explica Roberta.

As aulas acontecem às terças e quintas, nos períodos da manhã e tarde. Os alunos que participam do projeto são separados em turmas de dez, de modo a garantir a segurança e o trabalho específico com cada um. O presidente da Portuguesa, Marcelo Barros, disse que a Lusa é um clube que faz a diferença na região e está de portas abertas para colaborar e participar de ações sociais que impactam positivamente a comunidade local.

— Temos orgulho em participar de uma causa nobre como essa, além de exercer papel fundamental na vida doinsulano. A Portuguesa fica mais forte e o associado sente-se solidário com as emoções desse projeto – conta.

Para colocar uma criança no projeto o responsável deve procurar a coordenadora Roberta, às terças e quintas, das 10h30 às 11h30 ou das 15h às 16h, horários em que ocorrem as aulas. Há uma fila de espera para inclusão nas turmas.