Opinião

Opinião - José Richard


19/11/2021 - Edição 2068

Os quadrados amarelos, como um jogo de xadrez, pintados nas pistas com cruzamentos, são marcações feitas pelos órgãos de trânsito para sinalizar áreas conturbadas, onde o fluxo de veículos têm quatro vertentes de cruzamento. São colocadas para alertar os motoristas que não podem, sob nenhuma hipótese, estacionar sobre as marcações, e impedir o do fluxo de veículos. Pois, na esquina da Rua Eduardo Nadruz com a Estrada de Tubiacanga, precisamente, em frente a um dos acessos à comunidade do Parque Royal a marcação dos quadrados amarelos só trouxe confusão e perigo para motoristas e pedestres. 

Os problemas acontecem quando muitos motoristas acabam parando em cima desta sinalização, obstruindo o trânsito, provocando congestionamentos e desordem no trânsito. É uma infração gravíssima com multas de R$ 191, e perda de seis pontos na carteira. Não bastavam os problemas que a região enfrenta no trânsito, mais uma dor de cabeça foi criada. É inacreditável. Quem mais sofre são os moradores das casinhas da Portuguesa, localizadas próximas. O barulho e confusão no trânsito reflete diretamente na piora da qualidade de vida dessas pessoas, que passaram a viver tensas. 

Antes, a Estrada de Tubiacanga possuia canteiro central em toda a sua extensão e retornos distantes algumas centenas de metros do Parque Royal. E, não havia desorganização no trânsito garantem os moradores do Parque Royal e da Portuguesa. 

Entretanto, depois que abriram a divisória das pistas, em frente à Rua Eduardo Nadruz permitindo que veículos vindos dessa rua atravessassem as duas pistas da Tubiacanga, o trânsito está uma verdadeira bagunça. Com a facilidade ilegal criada para retornar na própria pista somada e a péssima educação de muitos motoristas, que propositadamente realizam, sobre o quadrado amarelo, retornos improváveis de 180º, Sem fiscalização o problema rola sem solução. 

A matéria do repórter Nycolas Santana, publicada no Ilha Notícias da semana passada é esclarecedora. Revelou também que comerciantes e moradores, próximos do local, estão preocupados pela quantidade de batidas e problemas provocados por carros que param em cima das marcações, impedindo o fluxo normal e gerando tumulto no trânsito, sobretudo quando inexplicavelmente avançam no sentido oposto. 

Até quando vai rolar isto?