Opinião

Opinião - José Richard


12/11/2021 - Edição 2067

Graças a Deus, alguns estados e munícípios já anunciam número zero de mortes diárias provocadas pela pandemia da Covid-19. Estas são as melhores notícias desde março de 2021. Todavia, os cuidados como uso de máscaras e álcool gel ainda devem permanecer por algum tempo até que as autoridades de saúde façam a liberação total, em qualquer ambiente. Até lá, sigamos as etapas. É mais seguro, agir assim e protege nossa saúde e a das outras pessoas. 

As mortes de amigos e parentes nos afetaram bastante, e ao respeito aos cidadãos do mundo que se salvaram com sequelas graves e continuam sofrendo até hoje nos obriga a sermos respeitosos e exigentes nos cuidados. 

Agora, nessa fase final da pandemia, intermediária até o anúncio do seu fim, muita coisa precisa ser avaliada, principalmente pelo proprietário de atividades comerciais. A população esta sem dinheiro e a alta da inflação diminui a cada dia os trocados que ainda restam nos bolsos. Por outro lado, as mercadorias estão muito mais caras em todos os lugares. A explicação é que muitos que conseguiram superaram as dificuldades, estariam atolados em dívidas. Enquanto isso, os produtores, obviamente, vendem suas mercadorias mais caras, dentro da lógica do mercado e os efeitos da Covid. 

Portanto, é preciso resistência para suportar essa transição para um novo mercado, que será complicado e difícil. Como não tem jeito e temos que seguir em frente, precisamos resistir como nunca. Sugiro que os leitores tenham consciência de que a crise econômica é mundial e que todos no planeta afetados e de que precisamos fortalecer o lugar onde moramos 

Está sendo terrível assistir vídeos de pessoas se reunindo para separar restos de ossos dos açougues para transformar em comida para suas as famílias. Hoje, até os indivíduos e grupos de doadores sofrem sem recursos e é impossível dimensionar o sofrimento daquelas famílias que viveram os últimos meses da expectativa das cestas básicas doadas. 

Portanto é importantíssimo que todas as nossas compras e serviços seja feitas na Ilha, lugar onde nós, e a grande maioria dos empregados de lojas moram. Com o nosso comércio fortalecido pelo aumento de receitas, teremos empregos garantidos e novas vagas vão abrir no curto prazo. As ruas da região e o nosso shopping estão reagindo positivamente, o que é um óbvio sinal de que o mercado deverá estar melhor e ficar mais forte do que antes do início da pandemia. 

Aprendemos muito com o sofrimento dos estabelecimentos que foram obrigados a fechar, e não nos acostumamos com os dias de tuas vazias.  Vamos recuperar o tempo com a consciência de que precisamos fortalecer tudo na Ilha, prestigiando todas as suas atividades.