Lusa

Lusa e Flamengo jogam na Ilha sábado

Em caso de vitória, Portuguesa garante vaga antecipada nas semifinais do Cariocão


Por André Oliveira

16/04/2021 - Edição 2037

Elenco da Portuguesa comemorando a importante vitória diante do Bangu por 5 a 1
Elenco da Portuguesa comemorando a importante vitória diante do Bangu por 5 a 1

A Associação Atlética Portuguesa está bem próxima de fazer história no Campeonato Carioca deste ano e se classificar pela primeira vez para às semifinais da competição. No sábado (10), no estádio Luso-Brasileiro, a Lusa goleou o Bangu, por 5 a 1, com gols de Jhulliam, Everton Heleno, Emerson Carioca, Robert e Mauro Silva, e permaneceu no G4 do Cariocão na terceira colocação com 17 pontos. O resultado é histórico, foi a maior goleada da Lusa no confronto, garantindo a melhor campanha em pontos corridos do clube.

Agora, para carimbar de vez a vaga nas próximas fases, a Portuguesa precisa pontuar nas duas últimas partidas da competição, que serão no Estádio Luso-Brasileiro. Neste sábado (17), o clube vai enfrentar o Flamengo, às 21h05, com transmissão ao vivo da TV Record, e conta com uma história positiva a seu favor. Em 1982, quando as equipes se enfrentaram na Ilha, a Portuguesa conquistou uma das suas vitórias históricas ao desbancar o time de Zico e companhia, recém campeão do mundo, por 3 a 2, com gols do atacante Buga. Em 1985, uma outra vitória da Lusa. Desta vez por 1 a 0, em um gol marcado logo no primeiro minuto da partida.

— Será um jogo bastante difícil, afinal se trata de uma equipe qualificada, que acabou de ser campeã e que, independente de vir com força máxima ou não, tem suas virtudes. No entanto, ainda não perdemos para os adversários considerados grandes na competição e isso nos motiva para conseguir um resultado positivo também contra o Flamengo. Vamos jogar em casa e isso pode nos ajudar bastante — conta o meia-atacante Chay, um dos destaques lusitanos neste Cariocão.

Além de ter vencido Vasco e Fluminense e empatado com o Botafogo, a Portuguesa tem outro dado estatístico favorável para tentar surpreender o Flamengo. É que a defesa lusitana é a menos vazada da competição. Em nove jogos, a Lusa tomou apena quatro gols, fruto do entrosamento do goleiro Neguete com os laterais Watson e Luis Gustavo, além dos zagueiros Diego Guerra e Pedro.

— Graças a Deus estamos conseguindo ser pouco vazado e isso mostra o trabalho do sistema defensivo da equipe que começa lá na frente, com os atacantes marcando forte, o que facilita o nosso trabalho na zaga. Acho que o mais importante para que isso continue dando certo é a raça que conseguimos impor durante as partidas e a dedicação, porque temos qualidade suficiente para garantir um resultado positivo — garante o goleiro Neguete.

Em caso de vitória contra o Flamengo, além de encerrar um tabu que vem desde 1985, a Lusa garante vaga nas próximas fases. Vamos torcer!