Lusa

Lusa comemora 95 anos de fundação

Clube celebra aniversário com missa na capela e homenagens


Por André Oliveira

20/12/2019 - Edição 1968

O presidente João Rêgo e familiares de Nelson Lucas durante cerimônia de descerramento da placa dia 15
O presidente João Rêgo e familiares de Nelson Lucas durante cerimônia de descerramento da placa dia 15

A Associação Atlética Portuguesa comemorou na noite da terça-feira (17), 95 anos de existência durante evento realizado na sede. O clube, que foi fundado por empresários portugueses do ramo de sacarias, chegou à Ilha do Governador em 1963, após aquisição do antigo hipódromo Jockey Club Guanabara. Durante os 56 anos na região, a Portuguesa se destacou por ser o clube referência de futebol e proporcionar lazer e entretenimento aos insulanos com eventos que marcaram gerações.

Os festejos começaram com a missa na Capela Nossa Senhora de Fátima, a santa padroeira do clube. Após, os convidados, autoridades, diretores, conselheiros, associados e amigos, participaram de um coquetel com shows no salão social. A festa teve início com o grupo Tocata da Portuguesa em seguida houve a execução do Hino Nacional Brasileiro e o Hino da Portuguesa.

Dirigentes e amigos durante as comemorações na Lusa // Foto: Nathan Diniz

Os convidados assistiram um vídeo de retrospectiva do clube, com as conquistas e avanços estruturais realizados em 2019. A liberação do estádio Luso-Brasileiro para jogos, ocorrida na semana passada, foi comemorada por todos já que a Lusa estava realizando suas partidas de mando de campo longe da Ilha. Durante a festa ainda houve apresentação do rancho dos veteranos da Casa do Minho, com danças típicas portuguesas, show do cantor português Roberto Gomes e a apresentação do uniforme principal e de goleiros para 2020.

O momento de emoção da festa ficou por conta da homenagem preparada pelo clube ao ex-presidente do Conselho Deliberativo do clube, Nelson Lucas, que morreu em junho. No telão foi passado um vídeo com o batismo oficial dos novos campos societys da Portuguesa, que receberão o nome de Complexo Esportivo Nelson de Souza Lucas, além de fotos de alguns momentos do ex-dirigente no clube. Das mãos do presidente João Rêgo, a viúva de Nelson, Neide Lucas, recebeu um buquê de flores.

João Rêgo exibe o tempo de fundação do clube // Foto: Nathan Diniz

— Este foi um ano de desafios, tristezas, mas também de conquistas e importantes avanços dentro do clube. Chegamos aos 95 anos firmes e fortes prontos para encarar mais um ano que vem pela frente. E fica aqui meu agradecimento especial a esses amigos que caminham lado a lado com nosso clube e estão unidos conosco em todos os momentos, sejam eles difíceis ou bons — falou o presidente João Rêgo.