Lusa

Lusa terá energia solar em 2020

Placas fotovoltaicas vão reduzir em cerca de 95% a conta de luz


Por André Oliveira

08/11/2019 - Edição 1962

Portuguesa vai colocar placas solares no terraço do clube // Foto: R.P. Equipamentos
Portuguesa vai colocar placas solares no terraço do clube // Foto: R.P. Equipamentos

A Associação Atlética Portuguesa dá um grande passo visando o uso de energia mais sustentável nas instalações da sede e para isso fechou contrato com a empresa Green Solar, que vai colocar placas solares no terraço, e garantir ao clube produção de energia elétrica própria. As obras para instalações das placas estão previstas para começar em dezembro e a previsão é que no decorrer do próximo ano já esteja em funcionamento.

A Portuguesa será a pioneira, entre clubes do país, a lançar esse projeto. A energia solar, através das placas fotovoltaicas, garante a produção de energia elétrica proveniente da luz e do calor do sol. Um inversor solar converte a energia para uso no clube, sem a necessidade de grandes obras ou alterações nas instalações existentes. A empresa SH Representações, por meio das especialistas Sue Helen e Sandra Chagas, foram as responsáveis por mapear o mercado e trazer a proposta aceita pelo clube.

— Nós conversamos com a diretoria da Portuguesa e mostramos o tamanho da economia que a energia solar representaria para o clube. Mapeamos o mercado e achamos dez empresas que poderiam fornecer este serviço e no fim chegamos a Green Solar. O financiamento foi aceito e agora é só vamos acompanhar de perto o início das instalações - explica Sue Helen.

Projeto da colocação das placas solares na marquise

A maior vantagem do uso da energia solar é a diminuição na conta mensal da Light. A expectativa é que aja uma redução de até 95% nas faturas pagas pelo clube e caso não haja o consumo total da energia produzida, o excedente é disponibilizado na rede da concessionária e a Lusa, será remunerada com créditos nas próximas faturas. Segundo o presidente João Rêgo, o projeto audacioso visa garantir um desenvolvimento econômico sustentável no futuro.

— A Associação Atlética Portuguesa, como sempre aconteceu na minha gestão, busca caminhar na direção que entende ser duradoura e trazer benefícios para o clube, e é o caso da implantação da energia solar. Além de economia direta na conta de eletricidade, vamos garantir um menor impacto ao meio ambiente, afinal estamos falando de um recurso renovável e limpo, que é o sol — disse o presidente.