Coluna da Aceig

Coluna da Aceig

Bom ou Excelente?


Por Lani Menezes

20/05/2022 - Edição 2094

O que diferencia um bom atendimento de um atendimento excelente? Eis um questionamento tão constante nas pautas das reuniões das empresas. Primeiro, é bom lembrar que atendimento é todo o tipo de serviço prestado diante do cliente que requer atenção e tratamento interpessoal.  

É extremamente importante estabelecer uma relação com o seu cliente/consumidor que seja benéfica para ambos, pois bons atendimentos resultam, por exemplo, em fidelização, divulgação natural da marca e no aumento no volume de vendas pelo lado da empresa, e pelo lado do cliente é a garantia de uma experiência satisfatória e a construção de um relacionamento sólido e duradouro entre cliente e empresa.  

Dentro das descrições, podemos erroneamente acreditar que essa atenção só é cabível para as grandes empresas. Ledo engano. A atenção ao atendimento ao cliente é importante em qualquer tipo e tamanho de empresa. A experiência que vou compartilhar prova que é possível proporcionar um excelente atendimento ao cliente, independentemente, do tipo de negócio que seja.   

Essa semana reuni alguns calçados que precisavam de reparos e parti para o sapateiro que fica aqui na Portuguesa. Apesar do trabalho ser realizado pelo marido, Beth é que se relaciona com os clientes fazendo a triagem dos consertos e acertando preços e datas de entrega.  

Ao chegar na loja, já haviam outras clientes para serem atendidas e todas com uma boa quantidade de sapatos para serem analisados pela Beth. Ao perceber que o volume de sapatos de cada cliente levaria um tempo, Beth, rapidamente, se prontificou em ficar com os sapatos, e enviar o orçamento via WhatsApp. Naquele momento, Beth fez um bom atendimento, ou seja, ela dedicou atenção, respeito e consideração pelos clientes liberando-nos do tempo de espera, além de ser simpática e prestativa.   

Bem, a história não terminou por aí. Beth, em seguida enviou os orçamentos, porém superou as expectativas. Ela enviou as fotos dos pares de sapato, com um breve relato da situação e de como poderia consertar, além de descrever a expectativa do resultado do serviço. Com essa ação, Beth fez um excelente atendimento, pois ela atendeu as características de um bom atendimento, já citadas, mas foi além do bom, ela tornou minha experiência inesquecível pois se preocupou com minha satisfação e tranquilidade na execução da sua prestação de serviço.  

E os seus clientes, tem recebido um bom atendimento ou um atendimento excelente? Não esqueça, seus clientes são cartas vivas de apresentação para o mercado. Ah! Precisa de um excelente sapateiro? Vai na Beth.   

Texto da empresária e especialista em liderança Lani Menezes para a Associação Comercial da Ilha. Precisando de ajuda, entre em contato: @lanimenezes.br