Coluna da Aceig

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A importância da Gestão de Conflitos


Por Lani Menezes

29/04/2022 - Edição 2091

Quando diferentes ideias, sentimentos ou interesses se opõem, temos um conflito. Os conflitos são inevitáveis, principalmente no contexto organizacional, mas a questão está em como vamos gerenciar esses conflitos e transformar em algo positivo para a empresa e em aprendizado. 

O tema foi inspirado em numa batida de trânsito, sem maiores danos, entre uma motocicleta e um carro que assisti na manhã de quinta-feira (28).  

Imagino que ninguém saia de casa para seu trabalho, afirmando “Hoje quero conflitar com alguém”, mas é fato que por diversos fatores, as coisas saem do controle. 

Quando falamos de conflito estamos dizendo que existe uma diferença entre pessoas, grupos ou nações. Ou seja, a conexão com o outro foi quebrada e existe uma divergência em algum ponto.  

Lidar com essas divergências é algo bem comum no ambiente de trabalho, pois as pessoas podem ter pontos de vistas diferentes e precisam saber ouvir o outro, para que pequenas discussões não tomem proporções maiores, tornando-se pessoais e dificultando a harmonia necessária para que o trabalho flua da forma adequada. 

Quando o conflito se estabelece é impossível eliminá-lo, mas é possível gerir esse conflito para que as consequências não se tornem piores entre os envolvidos. 

É nessa hora que entra a gestão de conflitos. A gestão de conflitos consiste, exatamente, em entender as motivações, opiniões, objetivos e entendimentos de cada um para buscar um ponto em comum que faça seus interesses convergirem e o conflito se transformar em colaboração. 

Todos os líderes e gestores precisam aprofundar-se no estudo de gestão de conflito para implementar em suas organizações. Deixo aqui algumas dicas sobre como gerir melhor os embates no ambiente de trabalho: elimine os ruídos de comunicação ao redor dos envolvidos; entenda como surgiu o conflito; encontre um ponto de conexão para iniciar a negociação; e dissemine a empatia. A gestão de conflitos assertiva sempre está em busca de solução e não de culpados. 

No caso da batida de trânsito, que mencionei acima, se os envolvidos tivessem treinamento na gestão de conflitos, garanto que eles não tinham parado o trânsito do Cacuia por quase uma hora, até a chegada da viatura de polícia para mediar a conversa.  

Texto da empresária e especialista em liderança Lani Menezes para a Associação Comercial da Ilha. Precisando de ajuda, entre em contato: @lanimenezes.br