Coluna da Aceig

Coluna da Aceig

A crise está passando


Por Lani Menezes

02/09/2022 - Edição 2109

Há exatos 1 ano, escrevi a coluna da Aceig com o título “Atitudes para passar pela crise”. Hoje, não iremos repetir o tema, mas declarar que as coisas estão caminhando, e de forma positiva. Mais lento do que gostaríamos, mas positivo.  

Após os impactos que a pandemia de Covid-19 trouxe para o mundo, muitos empreendedores se reinventaram. Afinal, as dificuldades foram muitas na saúde e na economia, mais o perfil do empreendedor brasileiro se reestruturou e vem retomando seu crescimento passo a passo após a crise. 

O cenário ainda é de cautela e exige que as empresas, principalmente, as micro, pequenos e médios negócios, tomem decisões imediatas, porém estratégicas, para se manterem ativas no mercado. 

E é muito gratificante, acompanharmos as mudanças que muitas empresas da Ilha do Governador vêm conquistando através do olhar empreendedor de seus líderes. 

Se analisarmos os supermercados, muitos fizeram reformas e acrescentaram novos setores para oferecer aos seus clientes uma experiência positiva e agradável. Diversas padarias acoplaram em seus negócios o conceito dos “bistrôs” que são espaços pequenos e aconchegantes para pequenas refeições, chás e cafés. Variados restaurantes investiram em informatização para agilizar seus processos e aperfeiçoar suas entregas. O segmento de pets quase que explodiu na Ilha e ganhou todo um avanço nos serviços oferecidos para seus consumidores. E muitas outras referências existem, pecando por não falar de todas.  

De outro lado, muitas pessoas experimentaram novas maneiras de viver e de trabalhar que foram incorporados à nossa rotina, como: o trabalho home office, as lojas digitais, as costureiras especializadas em pequenos consertos, as marmitas saudáveis, as cestas de presentes personalizadas e muitas outras atividades que foram inseridas no nosso dia-a-dia. 

Diante dessas novidades, é possível que seu cliente tenha mudado sua forma de enxergar o que consome e como consome. Portanto, é extasiante falar dessas melhorias, modernizações e modificações de negócios, mas também, é necessário alertar que a partir de agora, mais do que nunca, estudar o mercado e suas tendências para trazer para seu público-alvo novas opções, são muito importantes, eu diria até crucial para a sobrevivência de seu negócio. 

Mas, o mais importante é siga aprendendo e aprimorando, porque a crise está passando. 

Texto da empresária e especialista em liderança Lani Menezes para a Associação Comercial da Ilha. Precisando de ajuda, entre em contato: @lanimenezes.br