Notícias

Coluna da Aceig

Franquia pode ser um ótimo investimento


Por André Borges

05/08/2022 - Edição 2105

A franquia é nada mais, nada menos que, uma nova unidade de uma marca já existente. Abrir uma franquia se resume a uma estratégia de negócio onde o detentor da marcavende a licença e direito de uso de sua criação, patente, produtos e serviços para um franqueado. Tudo isso com o objetivo de ampliar o negócio e fazer a marca cada vez mais vista e conhecida. 

Da mesma forma, existem diversos segmentos de atuação no mercado, mas todos têm como principal característica a padronização de processos e de produtos. A ideia é que independentemente da unidade visitada, você encontre os mesmos produtos e com a mesma qualidade, fortalecendo a identidade da marca e sua reputação. 

O franqueador é o dono da marca e responsável pela criação de toda identidade que vai ser divulgada. Além disso, é ele quem cria todos os protocolos e requisitos para que alguém consiga comprar uma licença e se tornar um franqueado.  

Enquanto isso, o franqueado é aquele que comprou a licença, abriu uma franquia/nova unidade e agora atua como uma extensão da marca. Além do mais,  deve seguir todos os protocolos e exigências expostas em contrato com o franqueador. 

Basicamente, a franqueadora cede o uso da sua marca e oferece suporte ao franqueado que, em contrapartida, deve pagar as taxas e uma participação mensal do seu retorno financeiro com a marca. 

Essa estratégia de expansão é chamada franchising e já é considerada um modelo de negócio seguro e flexível. Afinal, todos os processos precisam funcionar sob os padrões e requisitos da Lei de Franquias. 

A Circular de Oferta de Franquia (COF) é um documento fundamental para se estabelecer uma boa parceria. Afinal, cada marca possui sua própria COF que determina as especificidades da modalidade de negócio e como será a atuação do franqueado, estipulando regras e valores da taxa de franquia e royalties. 

Como abrir uma franquia? - Em primeiro lugar, para abrir uma franquia é importante definir qual será o segmento atuação. Inclusive, escolha uma área de atuação que esteja em alta, e acima de tudo, que você goste e se identifique! Logo depois dessa avaliação, decida com qual franquia deseja trabalhar e entre em contato.  

O próximo passo é a abertura da empresa, como a apoio da franquia. 

Texto de André Borges, diretor da Huma Contabilidade. Para maiores detalhes sobre franquias ligue para o André: 99366-0635