Notícias

Casos da Covid-19 aumentam na Ilha

Passa de 2.500 o número de casos confirmados da doença nos bairros da região


04/09/2020 - Edição 2005

O Hospital Evandro Freire e o Hospital do Fundão passaram a receber mais pacientes com suspeita de coronavírus nos últimos dias
O Hospital Evandro Freire e o Hospital do Fundão passaram a receber mais pacientes com suspeita de coronavírus nos últimos dias

O número de casos ativos da Covid-19 na Ilha do Governador registrou um aumento de 72% em relação a semana passada. A informação é do painel Covid-19 desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, que monitora o controle da doença nos bairros do munícipio. Ao todo, a Ilha do Governador possui 2.594 casos confirmados do novo coronavírus com uma taxa de recuperação de 82,5%. São 62 casos ativos da doença. Já o número de óbitos chegou a 330 registrando um aumento de 22 mortes em um período de quinze dias.

Chamou atenção das autoridades de saúde no último final de semana a grande quantidade de pessoas desobedecendo as recomendações de evitar aglomerações e o uso obrigatório de máscaras. Com um fim de semana ensolarado, muitos insulanos optaram por ir as praias da região mesmo com a proibição. A Praia da Freguesia, por exemplo, ficou cheia com grande aglomerações nas areias. A linha de ônibus que liga a Ilha à Zona Sul registrou um expressivo aumento de passageiros no final de semana, a maioria trajando roupas para aproveitar a praia.

— O tempo está passando e as pessoas estão se descuidando com a doença. O munícipio do Rio de Janeiro tem registrado aumento na taxa móvel do vírus e isso é reflexo deste afrouxamento irresponsável das pessoas. Muitas pessoas que cumpriram o isolamento social à risca podem ser prejudicadas na medida que saem de casa. É preciso que o senso coletivo volte a prevalecer e pensemos no próximo, principalmente naqueles que integram o grupo de risco — disse o médico insulano Júlio Monge.

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, na Ilha do Fundão, voltou a ter uma grande demanda de pacientes com coronavírus. A emergência que por dias ficou sem registrar casos da doença, tem recebido de 15 a 20 pacientes por dia. Atualmente há 21 leitos exclusivos para Covid-19 e todos estão ocupados. O hospital teve que reverter alguns leitos da enfermaria para atender a demanda. Por outro lado, o Hospital Evandro Freire tem atualmente oito pacientes internados com o vírus.

Entre os bairros da Ilha do Governador, o Jardim Guanabara segue encabeçando a lista de mais casos confirmados da doença com 405, seguido pelo Galeão com 310 e a Freguesia com 301. O bairro que registra o maior número de óbitos é o Jardim Carioca com 45 mortes, seguido pelo Tauá com 40 e o Jardim Guanabara com 37.