Notícias

Bernardo brilha no MMA Internacional

Insulano de 24 anos desponta na Europa nas artes marciais


08/03/2024 - Edição 2188

O jovem lutador insulano Bernardo dos Passos está deixando a sua marca no cenário internacional das artes marciais mistas (MMA). Aos 24 anos, Bernardo já tem uma trajetória com grandes conquistas e marcada pela superação. 

Cria do morro do Guarabu, o jovem Bernardo desponta como um dos grandes talentos do MMA. Desde 2021, o insulano vem desbravando o mundo com destaque em torneios internacionais. Ganhou títulos em diversos campeonatos, sobretudo em países sul-americanos. Recentemente, desembarcou na Europa e desde então vem dando passos importantes na carreira. 

Em um pouco mais de dois anos em território europeu, já conquistou 21 medalhas de ouro em torneios como os Opens de Paris, Madrid, Lisboa e Londres, organizados pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF). Além disso, conquistou uma vitória na superluta do ADCC na Escócia, um dos principais torneios de luta agarrada do mundo, entre outros torneios no continente europeu. 

— Na Europa é um estilo diferente de luta, mas é de altíssimo nível. É um desafio, porque é uma realidade bem diferente em que você enfrenta várias dificuldades, como a língua, a cultura e a alimentação. Mas acredito que consegui me adaptar bem e tenho conseguido vitórias — explica Bernardo. 

Por trás das vitórias nos tatames e octógono, Bernardo tem uma história marcada pela superação e que já foi contada pelo Ilha Notícias na edição 2016, em novembro de 2020. Ele precisou enfrentar uma série de adversidades, como problemas familiares, falta de incentivo e a fome para realizar o sonho de ser um campeão no esporte. Hoje, Bernardo colhe os frutos da própria resiliência e projeta uma carreira de sucesso pela frente. 

— Posso dizer que estou vivendo aquilo que sempre sonhei. Eu lembro que antes eu contava moedinhas para poder treinar e hoje eu posso me dar ao luxo de ir treinar de Uber, por exemplo! Hoje eu tenho acesso a uma boa alimentação e outras coisas que deveriam ser básicas para todo mundo. É muito gratificante ver tudo o que eu passei e ver onde eu estou agora — afirma. 

Morando hoje em Paris, Bernardo se divide entre as lutas e as aulas. Isso porque frequentemente é contratado para dar seminários sobre luta-livre em academias por toda a Europa. Em maio, vai viajar para a Grécia para dar aulas para lutadores de todos os cantos do mundo. Além disso, Bernardo recentemente assinou contrato com o Ares Fighting Championship, principal torneio de MMA da França e um dos mais importantes da Europa. Ele tem uma luta marcada para o próximo 18 de abril. Vamos torcer!