Notícias

Bernardo é destaque internacional no MMA

Morador do Guarabu vence torneio na Bolívia e se projeta internacionalmente


17/09/2021 - Edição 2059

A vitória de Bernardo sobre o argentino Jonatan Aquino foi considerada a luta destaque da noite
A vitória de Bernardo sobre o argentino Jonatan Aquino foi considerada a luta destaque da noite

O jovem lutador Bernardo dos Passos tem levado o nome da Ilha do Governador para o cenário do MMA, um dos esportes que mais cresceu em popularidade nos últimos anos. Ele tem 21 anos, é da comunidade do Guarabu, e vem se destacando em torneios internacionais, conquistando espaço para se tornar um grande campeão. 

Bernardo participou recentemente do torneio Champion 17, um dos maiores eventos de luta da América Latina realizado em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. O insulano enfrentou o argentino Jonatan Aquino na categoria peso leve (até 70kg) e venceu com uma finalização aos 43 segundos do primeiro round. Além de ter sido a luta mais rápida da noite, Bernardo foi premiado com a melhor finalização, e a luta foi considerada destaque do evento. 

— Participar desse torneio foi uma oportunidade muito boa para mostrar meu talento e foi uma grande vitória para pessoal, Apesar de a luta ter sido rápida, foi carregada de tensão por conta da rivalidade entre Brasil e Argentina. O adversário provocou bastante antes da luta, mas o tempo todo estive focado no propósito e não me deixei abalar — relata. 

Bernardo tem uma história marcada pela superação das adversidades e que já foi contada em matéria do jornal Ilha Notícias na edição 2016. Ele enfrentou problemas familiares, falta de incentivo e a fome para realizar o sonho de ser lutador profissional e viver do esporte. Hoje colhe os frutos da própria resiliência. 

O lutador ainda está na Bolívia dando aulas para a Academia Knock Out Training Center e divulgando a luta agarrada, conhecida também como grappling, naquele país. Ele retorna ao Rio no dia 21 e se prepara para as seletivas do ADCC, um dos principais torneios de grappling do mundo, programados para fevereiro do próximo ano.  

— A caminhada da luta é muito dura, pois é um esporte que no Brasil tem pouco apoio. No início é tudo muito difícil e você nem sempre encontra as melhores condições para se desenvolver, mas a força de vontade e a esperança te fazem manter o foco nos seus objetivos. Por isso, tenho muita confiança no meu trabalho e certeza que em breve estarei participando dos principais eventos do mundo, como o ONE Championship, o Bellator e o UFC — afirma. 

E Bernardo está cada vez mais próximo de realizar este sonho. Ele conta ao Ilha Notícias que estuda uma proposta para morar nos Estados Unidos e fazer parte da academia Team Alpha Male, do lutador do UFC Urijah Faber, em Sacramento, na Califórnia. Lá, ele vai ter a oportunidade de treinar e competir com os melhores lutadores do mundo, e se consagrar definitivamente na história do esporte. Parabéns, e boa sorte Bernardo!