24/08/2012 - Edição 1586
A poetisa insulana Carmen Cardin se prepara para viajar em outubro para Portugal, onde vai lançar o segundo livro: "A música das Estrelas". Durante um mês, Carmen vai percorrer cidades portuguesas para apresentar sua obra, com 120 poemas inéditos, em 22 saraus literários.
O convite da editora portuguesa para o lançamento do livro no país surgiu em abril deste ano, quando Carmen foi a Portugal pela primeira vez divulgar seu trabalho.
– Uso muito a internet como ferramenta de trabalho. No Facebook participo de alguns grupos que reúnem poetas e um deles é de escritores portugueses. Divulguei nestes grupos, alguns poemas e o trabalho com o meu primeiro livro "Atalho para o Banquete". A rádio Vizela de Portugal se interessou e dedicou uma edição do programa "A Hora da Poesia" ao meu trabalho, lendo meus poemas. Os produtores me fizeram o convite para ir pessoalmente ao programa e aceitei – conta Carmen que mora no Jardim Guanabara.
Pela internet, Carmen conseguiu marcar cinco apresentações em Portugal e se planejou para ficar 12 dias. Mas com o sucesso declamando poemas em saraus, bibliotecas e exposições, a poetisa totalizou 26 apresentações e 31 dias em Portugal.
– Foi uma honra ser recebida tão bem e ter ouvido tantos elogios. Os portugueses destacaram muito o meu jeito de declamar poemas, se encantaram com a minha pronúncia. O maior desafio foi me apresentar para 380 pessoas em um congresso na UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro). Ir para Portugal me abriu muitas portas como a oportunidade de lançar um novo livro. Na Europa a arte e a poesia são sagradas – comenta.
A primeira edição de "A Música das Estrelas" tem 500 cópias. Dos 120 poemas do acervo pessoal que foram incluídos, Carmen escreveu 26 especialmente para a obra. O livro não vai ficar restrito apenas aos leitores portugueses e é possível adquirir pela internet. "Está à venda pelo site amazon.com (http://goo.gl/uQP7S) e a entrega é feita em cinco dias", garante.
Carmen começou a escrever aos nove anos. Tem um acervo com mais de 600 poemas, muitos publicados em coletâneas diversas. O mais famoso, "Em Preto e Branco", foi uma inspiração para a capa do segundo livro.
– Do ano passado para cá tive muitas realizações com o lançamento de "Atalho para o Banquete" na Bienal, que está na terceira edição, o sucesso em Portugal e meu novo livro publicado. A poesia está presente o tempo todo nos meus pensamentos e em tudo que faço. Acho que o poeta é um visionário. Acreditei que alcançaria meus sonhos e estou muito feliz – conclui.
Quem quiser conhecer os poemas de Carmen, pode acessar seu canal no youtube, onde ela declama poemas em vídeos: http://www.youtube.com/user/carmencardin1.