Notícias

Grupo Paz & Amor apresenta musical

Para montar uma peça sobre os encantos da Bahia, o grupo da terceira idade Paz & Amor não poderia escolher melhor mistura: música, teatro e dança...


25/11/2011 - Edição 1547

A música e a história da Bahia serão contadas pelo grupo da terceira idade na Casa de Cultura em dezembro
A música e a história da Bahia serão contadas pelo grupo da terceira idade na Casa de Cultura em dezembro

Para montar uma peça sobre os encantos da Bahia, o grupo da terceira idade Paz & Amor não poderia escolher melhor mistura: música, teatro e dança. O resultado é o espetáculo musical "O quê que a Bahia tem?" que conta a história da Bahia através da sua arte e costumes. Eles prometem embalar o público durante uma hora e meia com canções de compositores baianos que marcaram a música popular brasileira como Dorival Caymmi, Caetano Veloso e Gilberto Gil. Com figurino caprichado e muitas trocas de roupa, são 33 atores em cena que se apresentam ao público no próximo dia 7 de dezembro, às 20h, no teatro da Casa de Cultura Elbe de Holanda. Ingressos à R$ 10.

 

Formado há treze anos, o grupo Paz & Amor se reúne três vezes por semana no salão social do condomínio Village. A presidente do grupo, Solange Bonfim explica que desde o começo a ideia era fazer atividades ligadas ao canto. Com o tempo, o teatro e a dança despertaram o interesse dos integrantes.

 

– Inicialmente ensaiamos para cantar em asilos da cidade. Com a divulgação, começamos a ser convidados para apresentações em festas e eventos. Veio o reconhecimento do público em 2006 e a vontade de trabalhar também com teatro. E de lá pra cá montamos uma peça em dezembro. Ano passado apresentamos "A Comédia da Vida Privada", e este ano, é a primeira vez que fazemos um musical – conta Solange.

 

Os integrantes produzem do figurino aos textos e escolhem o repertório juntos. Sarita Simões e Síria Gentil fizeram o desenho de cada roupa, incluindo a estilização dos sapatos. Este ano, o único convidado é o diretor Cícero Raul que conta com a integrante Ana Maria Silva como sua assistente. Os ajustes na parte musical ficam aos cuidados do vice–presidente, o músico Campos Silva. A coreografia é feita por Aline da Cruz, filha de Matilde da Cruz que já participa do grupo há quase dez anos.

 

O espetáculo foi dividido em onze blocos e os ensaios começaram em maio. Na dança, Aline montou coreografias nos ritmos do Olodum e do samba de roda. Um telão exibe imagens das cidades baianas e compõem o cenário. A chegada dos portugueses em Salvador, o surgimento do axé, a religião e a culinária fazem parte do enredo, junto com músicas famosas como Maracangalha, Mãe Menininha, Canto de Oxum, Gabriela e a Bahia te Espera.

 

Maria Pires tem 96 anos e conta que sempre gostou de teatro, mas nunca teve oportunidade de participar de um grupo. "A minha família apoiou e eu resolvi participar. Gosto de ensaiar os textos, faz muito bem para a minha cabeça, quero chegar no dia da apresentação afiada", diz. Já Zilda Fagundes, de 87 anos começou a participar do grupo Paz & Amor quando o marido faleceu. "Foi um renascimento para mim, aqui consigo exercitar a mente e o corpo e estou sempre cercada de amigos", conta. Vaidosa Zilda gosta de se maquiar e aprovou o figurino. "Meu sapato tem a estampa da saia, ficou lindo". Para Lurdes de Oliveira a melhor recompensa do grupo são as amizades. "É gratificante toda a solidariedade que se formou junto com o grupo. Perdi um filho no ano passado e com a amizade de todos ganhei força. É muito melhor que fazer terapia, somos uma família", comenta.