Notícias

Moradores esperam por UPP na Ilha

Com a implantação de UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora) em diversas comunidades no Rio de Janeiro e o mais recente sucesso na ocupação da Rocinha, onde também será instalada uma UPP, moradores da Ilha vivem a expectativa de ter o projeto implantado nas comunidades do bairro dominadas pelo tráfico de drogas...


18/11/2011 - Edição 1546

UPPs: Joe Fonseca, Jasyane Mathias e José Sarmento aguardam confiantes
UPPs: Joe Fonseca, Jasyane Mathias e José Sarmento aguardam confiantes

Com a implantação de UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora) em diversas comunidades no Rio de Janeiro e o mais recente sucesso na ocupação da Rocinha, onde também será instalada uma UPP, moradores da Ilha vivem a expectativa de ter o projeto implantado nas comunidades do bairro dominadas pelo tráfico de drogas. Em entrevista à rádio Band News, no ano passado, o secretário de segurança pública do Rio, José Mariano Beltrame disse que além de reforçar o policiamento na Ilha do Governador, havia planos para trazer uma unidade de Polícia Pacificadora para a região. A expectativa dos insulanos é grande e de acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, até 2014 estarão instaladas 40 UPPs em todo o estado. A esperança dos moradores da Ilha é de que algumas sejam na Ilha.

 

Para o morador do Jardim Guanabara, José Sarmento, a instalação de uma UPP na Ilha ajudaria a devolver ao bairro a tranquilidade de outras épocas, além da valorização dos imóveis. "As UPPs podem beneficiar toda população do bairro que vai sentir reflexos com a presença dos policiais na região ocupada e trará uma valorização urbana. Mas é importante que a unidade também insira satisfatoriamente os moradores dessa comunidade no novo estilo de vida com projetos sociais", diz.

 

A psicóloga Josyane Mathias mora no Cacuia e torce para que as autoridades incluam a Ilha já no próximo ano.

 

– Sou a favor da implantação de UPPs em morros da Ilha. Os morados das comunidades e da Ilha só têm a ganhar com a instalação dessas unidades. Elas vêm pra gerar segurança pública, possibilitando ações sociais aos moradores, além de melhorias na infraestrutura, projetos esportivos para tirar crianças das ruas, inserção profissional de jovens que trabalhavam para o tráfico, entre outros benefícios. Esses ganhos dão confiança às pessoas, o que os leva a colaborar com o Estado e participar ativamente de ações em prol da cidadania – comenta.

 

O aposentado, Joe Fonseca, morador do Jardim Carioca, concorda com Josy e acha que o grande benefício da UPP é justamente o Estado revitalizar e dar condições de ir e vir aos moradores das comunidades carentes onde elas são instaladas. Nos próximos dias o Bope vai instalar sua principal unidade perto do complexo da Maré, fato que também poderá trazer benefícios à segurança da Ilha, pois inibirá o acesso de bandidos de fora da Ilha, que costumam praticar assaltos e sequestros relâmpagos na região.