Notícias

Jequiá quer reforçar time infantil

Comandado pelo técnico Mauro César da Costa, o time de basquete, da categoria sub-13, do Jequiá Iate Clube, está em terceiro lugar no Campeonato Estadual de 2011 e corre atrás de novos jogadores...


09/09/2011 - Edição 1536

Os meninos do Jequiá treinam três vezes por semana e estão em terceiro no campeonato estadual sub-13
Os meninos do Jequiá treinam três vezes por semana e estão em terceiro no campeonato estadual sub-13

Comandado pelo técnico Mauro César da Costa, o time de basquete, da categoria sub-13, do Jequiá Iate Clube, está em terceiro lugar no Campeonato Estadual de 2011 e corre atrás de novos jogadores.

 

Faltando dois meses para o fim da temporada a garotada treina três vezes por semana, durante duas horas. O treino é intenso e Mauro não poupa ninguém. Entre os benefícios do basquete, o técnico Mauro destaca a concentração, a agilidade e a coordenação motora, além de desenvolver características como responsabilidade, liderança e a capacidade de conviver em grupo.

 

Entretanto, Mauro revela algumas dificuldades com o esporte. Na sua opinião, a prática é pouco divulgada no Brasil.

 

– Não existe uma tradição do basquete, ninguém incentiva. As pessoas só querem saber de futebol. Nossa dificuldade é encontrar crianças interessadas. Com 14 ou 15 anos já é um pouco tarde para iniciar no basquete. Muitas vezes somos obrigados a trazer crianças de outros estados para competir pelo nosso clube – diz Mauro, lembrando que o Jequiá é o único clube da região com basquete competitivo.

 

João Pedro Almeida, de 13 anos, é o pivô do time e joga basquete desde os cinco anos. Ele não esconde a animação com o campeonato. "Estou muito ansioso para o próximo jogo. Amo jogar basquete", diz ele, que está no oitavo ano na escola. Aliás, a principal exigência do técnico Mauro é essa: só pega na bola quem estiver estudando.

 

O Jequiá pretende fazer uma divulgação nos colégios da Ilha. A ideia é lembrar que a partir dos 10 anos, toda criança já pode começar a praticar o esporte. E para treinar basquete no Jequiá, não precisa pagar nada, nem mesmo ser sócio do clube. Basta gostar do esporte e depois levar jeito. Os jogos acontecem nas quadras dos clubes que participam do campeonato com turno e returno. Neste sábado (10), o Jequiá enfrenta o Vasco, na Ilha. O jogo começa às 14h e a entrada é franca. É uma boa oportunidade para os pais levarem os filhos para assistir. Quem sabe eles gostam.