Notícias

Doação de medula óssea na Ilha Point

Uma parceria entre o Hemorio e a 2ª Igreja Batista do Galeão, traz para a Ilha a campanha "Doe vida - Doe amor", com o objetivo de aumentar o número de doadores de medula, no registro brasileiro de doadores voluntários de medula óssea, o Redome...


02/09/2011 - Edição 1535

Cristina Meirelles, ao centro, e parte da equipe que organizou a campanha
Cristina Meirelles, ao centro, e parte da equipe que organizou a campanha

Uma parceria entre o Hemorio e a 2ª Igreja Batista do Galeão, traz para a Ilha a campanha "Doe vida - Doe amor", com o objetivo de aumentar o número de doadores de medula, no registro brasileiro de doadores voluntários de medula óssea, o Redome.

 

Neste sábado, dia 3, os doadores preencherão um formulário com seus dados e será coletado uma pequena amostra de sangue para testes. Depois, será feito o teste de compatibilidade. Os dados pessoais e o resultado do teste de sangue serão armazenados em um sistema informatizado, que fará o cruzamento dessas informações com os dados dos pacientes que estão na fila dos transplantes. Após essa fase inicial, o doador passará por uma avaliação clínica, para só então decidir se fará ou não o transplante. Para ser um doador, basta ter entre 18 e 55 anos e estar em boas condições de saúde.

 

Com a participação de aproximadamente 50 voluntários, a campanha teve início no mês passado, na internet, através das redes sociais, e esta semana foi intensificada pelos membros da Igreja Batista do Galeão.

 

– Começamos a panfletagem na segunda-feira e agora estamos com o apoio de um carro de som, para que mais pessoas saibam da campanha – disse Manoela Meirelles, voluntária.

 

A medula óssea é o tecido que fica no interior dos ossos, também conhecida como "tutano". Nela são produzidos os componentes do sangue, como as hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. A leucemia é uma doença de origem desconhecida pela medicina e tem dois tipos, a aguda, mais comum em crianças e jovens e a crônica, que geralmente acomete pessoas mais velhas. O tratamento inicial se dá através de medicação e quimioterapia, o que em alguns casos, é suficiente para a cura. Quando isso não acontece, é necessário que o paciente recorra ao transplante de medula e as chances de compatibilidade entre pessoas sem vínculo sanguíneo são de uma em 100 mil.

 

A primeira procura por doadores acontece nas famílias, principalmente entre irmãos do mesmo pai e mãe. Quando não é encontrada a compatibilidade, o paciente precisa recorrer ao banco de doadores do Redome, por isso é tão importante que a população conheça mais sobre a doença e que cada um se torne um potencial doador. Para os insulanos interessados em ajudar os portadores de leucemia, a campanha será na academia Ilha Point, Estrada do Galeão, 1.950, entre 9h e 15h.