Gente da Ilha

Diego Souza, o nosso craque no futebol

Dos campos da Vila Panamericana aos gramados do Brasil e do mundo é a trajetória vitoriosa do insulano,


10/05/2019 - Edição 1936

Criado no Boogie Woogie, Diego Souza saiu das peladas da Ilha para jogar em grandes times brasileiros
Criado no Boogie Woogie, Diego Souza saiu das peladas da Ilha para jogar em grandes times brasileiros

Dos campos da Vila Panamericana, onde hoje está instalada a Vila Olímpica Nilton Santos, aos gramados do Brasil e do mundo é a trajetória vitoriosa do insulano, Diego Souza, atual jogador do Botafogo, que durante a carreira chegou ao maior sonho de um atleta profissional de futebol que é vestir a camisa da seleção brasileira. E com ela, Diego entrou para a história ao se tornar o jogador mais rápido a fazer um gol, logo aos 10 segundos de jogo contra a Austrália em junho de 2017.  

Nascido e criado nos becos e vielas do Boogie Woogie, Diego Souza, ou Orelha, como era seu apelido na infância, não nega as raízes e diz que tem orgulho das suas origens. A vida de um jogador de futebol requer desafios difíceis, e um desses é viver longe da família e dos amigos. Atualmente morando na Barra da Tijuca, garante que sempre quando pode vem para a Ilha do Governador, direto para a sua comunidade, onde encontra os velhos amigos e muita paz.  

— A Ilha do Governador é a base de tudo na minha vida. Foi aqui que dei meus primeiros passos no futebol, no Projeto Criança Futuro. Aqui tenho minha família e fiz diversos amigos que torcem verdadeiramente para o meu sucesso. Posso dizer que joguei em praticamente todos os campos amadores da Ilha e disso não vou esquecer jamais. Tudo que eu conquistei na carreira eu devo as pessoas que estão aqui e, é isso que me faz amar essa região — conta Diego Souza que relembrou com alegria das antigas rivalidades entre os bairros, campos de futebol.   

Dos campinhos de grama alta das peladas, que serviram de sala de aula para o futebol e antes de se tornar o craque que é, se aventurou no futsal tendo jogado na Associação Atlética Portuguesa e na Ascaer. Mas foi através de um amigo de pelada do seu pai Marco Aurélio, Jairo Leal, então auxiliar-técnico de Parreira, no Fluminense, que o craque Diego Souza começou a trilhar o caminho para o futebol profissional.  

Aos 15 anos, ele chegou ao centro de formação tricolor, em Xerém, e teve uma ascensão meteórica. No Flu, assinou o primeiro contrato profissional e, em 2005, com 19 anos, foi vendido para o Benfica, em Portugal. Neste mesmo ano, foi emprestado ao Flamengo. Depois jogou no Grêmio, Palmeiras, Atlético-MG, Vasco, Al-Ittihad, Cruzeiro, Metallist, Sport-PE, São Paulo e por fim, no Botafogo, seu clube atual.   

Prestes a completar 34 anos, ele já definiu como vai ser sua vida quando pendurar as chuteiras. Diego tem planos de criar um projeto social na região que envolva crianças e idosos. Pretende também curtir os filhos, Davi e Manuella, a família e os amigos.   

— Sou apaixonado por esse lugar, a minha vida é aqui. Busco sempre valorizar a Ilha, mesmo sabendo das dificuldades de segurança pública do Rio. Aqui tudo é melhor e conseguimos ter mais tranquilidade e paz para viver. A verdade é que quem vive aqui é um privilegiado.   

De origem humilde e bom caráter, Diego Souza é um insulano cujo sucesso foi conquistado através de muito esforço pessoal, atitude que sugere aos jovens para serem um vitorioso na vida. É um atleta de origem modesta cuja trajetória serve de inspiração para quem tem o sonho de brilhar nos campos de futebol. Diego Souza é Gente da Ilha!