Gente da Ilha

Gente da Ilha - Pastor Josué Valandro

Dos 45 anos de pastorado, Josué Valandro dedica 27 deles a Igreja Batista do Tauá. Acreditando que a evangelização tem que estar dentro dos lares, ele ajudou a implantar mais seis igrejas na região


16/12/2011 - Edição 1550

Josué Valandro dirige a Igreja Batista do Tauá há 27 anos
Josué Valandro dirige a Igreja Batista do Tauá há 27 anos

Dos 45 anos de pastorado, Josué Valandro dedica 27 deles a Igreja Batista do Tauá. Acreditando que a evangelização tem que estar dentro dos lares, ele ajudou a implantar mais seis igrejas na região, que começaram através de reuniões de casa em casa.

 

Filho de Maria e José Marcos Valandro, Josué nasceu no Espírito Santo e foi criado em uma família de nove irmãos. Até os 13 anos, viveu no interior, na cidade de Itaguaçú, e em 1955 a família se mudou para Vitória. O pai, José, era membro da Igreja Batista no bairro de Santo Antônio e a família frequentava os cultos todo domingo.

 

– Vitória não era uma cidade desenvolvida como é hoje e vivemos tempos difíceis com uma família tão grande. Com 15 anos, já trabalhava em uma banca de jornal para ajudar em casa. Depois trabalhei como vendedor na loja Helal, a maior loja de departamento da cidade. Com 17 anos fui batizado na igreja batista e já pensava em fazer seminário, mas aos 18 servi ao Exército em Vila Velha. Só depois pude viajar para fazer o seminário – conta Josué que conheceu Dorca Silva de Oliveira, durante um retiro de carnaval em 1960, com quem veio a se casar em 1966.

 

Quando saiu do Exército, Josué foi convidado pela Igreja Batista de Santo Antônio para desenvolver um trabalho com meninos de 9 a 16 anos. "O nome do projeto era Embaixadores do Rei. Tínhamos encontros semanais e acampávamos com frequencia, sempre passando aos meninos ensinamentos bíblicos e promovendo o evangelho". Em 1963 ele se mudou para o Rio, onde começou o seminário Teólogico Batista Sul Brasil na Rua José Higino, na Tijuca.

 

A consagração como pastor veio um mês antes da sua formatura no seminário, em 1966. Josué voltou à Vitória e foi consagrado na mesma igreja em que foi batizado em Santo Antônio, ao lado da família. Após a formatura, Josué foi convidado para ministrar a palavra de Deus na Igreja Batista de Taubaté. Para Taubaté levou Dorca, se casou e teve o primeiro filho, Josué Valandro Junior. Em 1970 recebeu mais um convite, dessa vez para voltar ao Rio e exercer pastorado na primeira Igreja Batista de Marechal Hermes, onde ficou até 1984. No mesmo ano, se mudou para a Ilha e assumiu a Igreja Batista do Tauá.

 

O filho, Josué Valandro Junior segue os passos do pai e completou este ano 14 anos de pastorado. Ministrando a palavra de Deus na Igreja Batista Central da Barra. Junior também é apresentador do programa Tempo de Reconstruir, que vai ao ar todos os domingos das 8h às 9h, na TV Bandeirantes. A caçula, Ana Rúbia, nasceu no Rio e é jornalista. Josué e sua esposa Dorca são avós de quatro netos: Lucas, de 12 anos, Gabriel, de nove anos, Vinícius com três anos e Aline de apenas um aninho.

 

Na Igreja Batista do Tauá, o pastor Josué realiza reuniões preparatórias com quem quer conhecer o caminho da fé.

 

– São 14 lições para quem quer acertar a vida com Deus. Recebo pessoas que querem conhecer mais a igreja e através deste curso, elas se tornaram capazes de decidir se querem seguir o caminho do senhor através do batismo. Além disso, todo o trabalho de evangelização é feito nos lares, porque a igreja tem que estar onde está a família. Foram através das reuniões que chammos de células que conseguimos formar as congregações do Moneró, Bancários, Freguesia, Jardim Duas Praias e Galeão, que posteriormente se tornaram igrejas. Se quisermos fazer alguma coisa que dure uma estação, plantamos flores; para durar uma vida, plantamos árvores; e para durar uma eternidade, temos que plantar igrejas – ensina Josué informando que a Ilha conta com 15 células da Igreja Batista.

 

Através das campanhas de evangelização nas missões mundiais, Pastor Josué já pregou em Portugal, Canadá e nos Estados Unidos. Hoje se orgulha bastante do filho Junior que em fevereiro visita a Casa Branca, em Washington, para participar de uma oração com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.