Gente da Ilha

Gente da Ilha: Thiago Macedo Vilar, o Coxinha

Há quase quatro anos, o Coxinha Lanches é um dos points preferidos dos moradores da Portuguesa que saboreiam o cardápio de sanduíches, sucos e açaí, além de aproveitar o espaço agradável na Praça Stuart Angel para um bom papo...


25/11/2011 - Edição 1547

Simpático e dedicado, Thiago faz questão de cuidar de todos os detalhes do quiosque, na Portuguesa
Simpático e dedicado, Thiago faz questão de cuidar de todos os detalhes do quiosque, na Portuguesa

Coxinha conquista pelo atendimento

 

Há quase quatro anos, o Coxinha Lanches é um dos points preferidos dos moradores da Portuguesa que saboreiam o cardápio de sanduíches, sucos e açaí, além de aproveitar o espaço agradável na Praça Stuart Angel para um bom papo. Sempre preocupado em oferecer um bom atendimento e um lanche gostoso à clientela variada, Thiago Macedo Vilar, de 26 anos, é o responsável pelo quiosque que tem o seu apelido de infância.

 

– Quando tinha dez anos, um colega de escola começou a me chamar de Coxinha e na época até fiquei bravo, o que, claro, fez o apelido pegar. Com os anos, fiquei conhecido pelo apelido e na hora de abrir o quiosque não pude pensar em outro nome. Deu sorte – explica Thiago.

 

Caçula na família de dois irmãos, o insulano que passou a infância morando com a família numa casa na Rua Sargento João Lopes, fala com carinho da vizinhança. Thiago conta que as melhores lembranças que tem de quando era criança e adolescente são dos anos que estudou no colégio Capitão Lemos Cunha. "Meus melhores amigos eu fiz no tempo de colégio, pessoas que são muito presentes na minha vida. As turmas eram grandes, toda a minha formação é de lá, são muitas histórias legais e muita bagunça boa também", lembra.

 

Quando tinha 17 anos, Thiago sofreu a perda da mãe, Maria Aparecida, que foi professora durante mais de dez anos do antigo C.A. do Lemos Cunha.

 

– Foi uma fase muito difícil. Graças a Deus, contei com o suporte da minha avó Maria do Rosário e de amigos queridos que me ajudaram muito. Para complementar a renda, comecei a trabalhar como trocador de kombi. Foi então, que meu amigo Alessandro, que era dono do quiosque de lanches Caju, me convidou para trabalhar com ele. Não pude perder a oportunidade e ele me passou todo o funcionamento para eu ficar de gerente. No início, trabalhava na pracinha Urupá, no Guarabu, e depois nos quiosques na Praia da Bica e no Tijolinho – comenta.

 

Durante os cinco anos que gerenciou os quiosques Caju, Thiago pegou experiência na área e aprendeu os segredos para atender bem e conquistar o freguês com rapidez e qualidade. "Estava juntando dinheiro e gostava de trabalhar na área. Com o aprendizado, percebi que poderia abrir meu próprio quiosque. Meu ex-patrão me deu muita força e andando pela Ilha vi que o quiosque aqui na Praça Stuart Angel estava vazio, não pensei duas vezes", diz.

 

Para o Coxinha Lanches, Thiago criou uma novidade para o cliente completar o seu sanduíche no self-service variado com molhos diversos, alface, tomate, cebola, salpicão e batata palha à vontade. A especialidade do quiosque são os hambúrgueres e Thiago diz que o mais pedido é o X-picanha. No cardápio ainda tem sanduíches recheados com peito de frango, porções de aperitivos, batata frita e filezinho, além de sucos e açaí.

 

Satisfeito com a boa clientela que lota as mesas, principalmente aos finais de semana, Thiago fica feliz de ver que o quiosque trouxe movimento à praça. "Antes, a Stuart Angel estava meio abandonada, o quiosque trouxe mais frequentadores para o local, que ganhou reforço na iluminação. Os clientes gostam do paladar e da qualidade dos produtos, e as famílias acabam vindo, além de grupos de jovens e casais. Meu quiosque não faz barulho e agora sempre tem uma viatura rondando por aqui" conta Thiago que abre o Coxinha Lanches todos os dias, das 17h até 1h.

 

Thiago, o Coxinha, é um bom exemplo de sucesso. Ele construiu uma caminho próprio através da dedicação e trabalho. Ganhou o respeito do ex-patrão e absorveu as oportunidades que a vida lhe proporcionou, transformando os sonhos em uma realidade própria com desafios que começam a dar frutos e uma expectativa de excelente crescimento nos negócios. As dificuldades da vida, impostas pelas perdas e momentos de abatimento, mostram um jovem disposto a vencer. Gente da Ilha desta edição revela que embora ainda curta, a trajetória de Thiago pode ser motivadora para outras pessoas que buscam oportunidades no mercado.