Notícias

Vila Olímpica inicia horta comunitária

Hortaliças e legumes serão entregues para alunos e famílias de comunidades


17/09/2021 - Edição 2059

Autoridades da Ilha e da Secretaria de Esportes inauguram a horta da Vila
Autoridades da Ilha e da Secretaria de Esportes inauguram a horta da Vila

A Vila Olímpica Nilton Santos, cuja gestão desde março deste ano é do insulano Marcelo Barros, presidente da Associação Atlética Portuguesa, inaugurou na segunda-feira (13), uma horta comunitária em um espaço de 50 metros quadrados da qual poderá atender com até 100 famílias. Dentre as opções estão alimentos saudáveis que fazem a diferença no dia-dia das pessoas, principalmente quando o assunto é qualidade de vida, como o tomate, couve, coentro, feijão, abobrinha, milho, fava, amendoim e entre outros. 

Livre de agrotóxicos, a ideia é que hortaliças, legumes e grãos extraídos no local sejam consumidos por alunos, estudantes do Ginásio Experimental Nelson Prudêncio, que funciona dentro das instalações da Vila Olímpica, além de moradores das comunidades próximas, como Boogie Woogie, Serra Morena, Guarabu e Dendê. A área, cuidada pelo agronômo Pedro Paulo, levou cinco meses sendo preparada para o plantio, revitalizando um espaço que antes não tinha muita utilidade.  

— É um trabalho voluntário, que incluiu limpeza, adubagem, fertilização e muito esforço em equipe. O legal disso é que não é só uma questão alimentar. Professores da escola Nelson Prudêncio já falaram que vão dar aulas práticas aqui. Tem muita criança que desconheciam algumas variedades de vegetações. A ideia é não parar por aí. Queremos estender a horta comunitária para 100 a 150 metros. Temos espaço para isso — explica Marcelo Barros.  

Pedro com o secretário Guilherme e o gestor Marcelo

O secretário de Esportes, Guilherme Schleder, esteve na inauguração e destacou a iniciativa que busca integração entre crianças, adolescentes e famílias carentes insulanas, através do amplo espaço de atividades oferecidas pela Vila Olímpica Nilton Santos. 

— É uma iniciativa maravilhosa, não tenho dúvida. Na verdade, ela tem dois propósitos: o de oferecer alimento às comunidades mais carentes que estão nas redondezas e à própria questão ambiental, pois a partir do momento que se investe neste tipo de plantio mais saudável, também estamos preservando a terra utilizada para este fim — disse o secretário.  

A Vila Olímpica tem mil alunos matriculados que praticam diversas atividades, como hidroginástica, fitdance, atletismo, basquete, futsal, natação, vôlei, jiu-jitsu, judô, kickboxing, luta olímpica e muay thay, entre outras. Informações na secretaria da Vila, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h.