Notícias

Vermelho e Branco completa 20 anos

Lançamento oficial do enredo será neste sábado na Z-10


10/01/2025 - Edição 2232

No domingo, dia 5, o Bloco Vermelho e Branco da Colônia Z-10 completou duas décadas de história, que marca sua presença como um dos mais tradicionais e queridos da região. Para celebrar esta importante data, a diretoria do bloco já deu início aos preparativos para o desfile de 2025, que promete ser inesquecível. 

Neste sábado (11), a partir das 17h, o Gigante da Z-10 realiza o evento de lançamento oficial de seu enredo, intitulado “Comemorando os 20 Anos do Vermelho e Branco”. Desenvolvido pelo diretor de Carnaval, Jorge Marcony Santana, conhecido como Marcony do Repique. O tema deste ano busca resgatar a trajetória do bloco, desde sua fundação em 2005 até os dias atuais. O evento, que será gratuito, aberto ao público e contará com a apresentação do grupo Samba do Amigo Meu, que promete muita música e animação. 

O Vermelho e Branco nasceu em um momento de lacuna carnavalesca dentro da Colônia Z-10, após o fim dos blocos Caprichosos da Colônia, Surpresa e Teimosia. Em janeiro de 2005, um grupo de moradores decidiu criar um bloco que resgatasse a identidade local e trouxesse alegria para as ruas da comunidade. Assim surgiu o Gigante da Z-10, que desde então desfila nas manhãs de domingo de Carnaval, saindo da Praça São Pedro, na Z-10,  seguindo em direção à Ribeira. 

— Os 20 anos do Vermelho e Branco representam muito mais do que o tempo de existência do bloco. É a história de um grupo que nunca desistiu de levar alegria e cultura para as ruas da Ilha — destaca o presidente Rony Sena, que lidera os preparativos para o desfile deste ano. Ele garante que cada detalhe está sendo pensado para que o bloco brilhe ainda mais no domingo de Carnaval. 

Já Marcony do Repique, um dos fundadores do bloco, que atualmente é diretor de carnaval e responsável pelo desenvolvimento do tema e enredo. também está à frente dos trabalhos e destaca a importância da participação popular para manter viva a tradição. “O Vermelho e Branco é do povo. É a energia e a paixão da nossa comunidade que fazem esse Gigante desfilar ano após ano”, afirma. 

Com uma história marcada por alegria, resistência e tradição, o presidente Rony convida todos os insulanos a participarem deste momento especial do Bloco Vermelho e Branco. O evento de lançamento do enredo será para comemorar essa marca expressiva do Gigante da Ilha, acostumado a arrastar pelas ruas da Colônia Z-10, até o Zumbi e Ribeira, milhares de insulanos nas manhãs do domingo de carnaval.