União da Ilha

União questiona, como será o amanhã?

Sem carnaval este ano, escola prevê dificuldades orçamentárias e de patrocínios


Por Lucas Dellatorres

29/01/2021 - Edição 2026

Foliões terão que esperar o ano que vem para desfilar no carnaval
Foliões terão que esperar o ano que vem para desfilar no carnaval

Com o cancelamento do carnaval de 2021, as dúvidas a respeito do futuro das escolas de samba continuam. Como diz no samba antológico da União da Ilha, “Como Será o Amanhã?” Essa pergunta é uma das mais difíceis de responder.

Nos últimos anos, o carnaval já vinha sofrendo com a dificuldades financeiras, sobretudo com o corte da verbas na gestão de Marcelo Crivella. Isso caiu como uma bomba para as escolas de samba, já que elas viviam com o orçamento contando com o dinheiro da subvenção. Mas infelizmente o cenário piorou. Com o cancelamento do carnaval, as agremiações, mais do que nunca, dependem de apoio do governo.

Nas últimas semanas foi divulgado que haverá uma reunião do prefeito Eduardo Paes com as escolas do grupo especial para decidir o futuro da festa momesca. Mas chama atenção o fato das escolas da Série Ouro – antiga Série A – ainda não terem sido convidadas para debater o assunto, já que também dependem de ajuda, sobretudo levando em consideração que são escolas com menos recursos.

Para o presidente Djalma Falcão, o atual momento é delicado e precisa de um plano muito bem traçado para ajudar as agremiações.

— O que já estava difícil, ficou ainda pior. Agora, com o cancelamento do carnaval, é quase impossível conseguir patrocínio e até mesmo apoio de fornecedores. Muita gente depende do dinheiro gerado a partir do carnaval. As escolas têm centenas de funcionários. É necessário traçar um plano muito bem pensado para manter as agremiações.

Enquanto o futuro é incerto, a União da Ilha segue com a venda de títulos de sócio proprietário, torcedor, realizando obras na quadra e vendendo camisas, e outros produtos em sua loja do Ilha Plaza Shopping.