12/05/2023 - Edição 2145
A União da Ilha divulgou o enredo para o carnaval de 2024. Inspirado livremente no livro “Amoras”, do rapper Emicida, e em demais contos infantis do universo da Literatura Negra brasileira, a União da Ilha do Governador, em 2024, entra na luta antirracista e contra a intolerância religiosa. E, faz um convite para brincarmos de ser feliz através de uma viagem fantástica pelo olhar puro da infância com o enredo “Doum e Amora: Crianças Para Transformar o Mundo!”, desenvolvido pelo carnavalesco Cahê Rodrigues.
O enredo é costurado por Doum e Amora que, juntos em meio a doces e brincadeiras, percebem que a humanidade perdeu a inocência e o dom de enxergar a vida em tons mais coloridos. Resolvem ensinar inúmeras lições aos que se consideram sábios, dentre elas a tolerância e o amor ao próximo. Baseados em uma educação antirracista, apontam para uma realidade multicolorida em que o arco-íris não tem somente as sete cores que costumamos ver.
Para o Diretor de Carnaval, Dudu Falcão, a escolha é de suma importante para a luta antirracista e contra a intolerância religiosa em tempos atuais.
— Entendo que as escolas de samba têm um papel fundamental na educação dos seus. Abordar um tema antirracista é usar essa ação para somar forças na luta de todos dentro e fora do carnaval, tal como Emicida já faz tão bem. Esperamos que todas as crianças pretas se enxerguem em nossa Amora e possam falar com orgulho sobre nossos Miltons, Pérolas Negras e Lucindas de nossa história — contou Dudu Falcão.
A escola também já definiu a data da grande final de samba que será no dia 19 de agosto. A decisão foi tomada para que a agremiação tenha mais tempo para ensaiar e alcançar a perfeição no desfile.
A União da Ilha será a 4ª escola a desfilar no sábado de carnaval, dia 10 de fevereiro de 2024 pela Série Ouro na Marquês de Sapucaí.