União da Ilha

União completa 71 anos de fundação


Por Lucas Dellatorres

08/03/2024 - Edição 2188

A União da Ilha completou na quinta-feira (07), 71 anos de fundação. Para comemorar a data, a escola realizou uma missa em sua quadra que reuniu componentes, diretoria e admiradores da agremiação.  

Com sambas emblemáticos como “O Amanhã” (1978), “É hoje” (1980) e “Festa Profana” (1989), a União da Ilha do Governador é uma das escolas mais bem representadas na lista dos sambas-enredo mais cantados seja no período carnavalesco ou até mesmo em outras temporadas. 

Marcada pela sua riqueza musical, aliada ao visual leve e colorido, usado para retratar temas do cotidiano, de forte identificação popular, que a escola se consolidou no carnaval no final dos anos 1970, ganhando admiradores e se estabelecendo como uma das mais simpáticas agremiações do Rio de Janeiro.  

A origem da União da Ilha está diretamente ligada ao futebol. Foi em 1953, quando os amigos Maurício Gazelle, Orphilo Bastos e Joaquim Lara de Oliveira (Quincas), que representavam o União Futebol Clube, no Cacuia, quando tiveram a ideia de fundar uma escola de samba para disputar os desfiles do modesto carnaval local. Assim, numa assembleia em 7 de março de 1953, que contou com a adesão de 59 sócios-fundadores, nascia oficialmente o “GRES União”, com as cores azul, vermelho e branco, as mesmas do clube que o inspirou. Parabéns, União da Ilha!