Notícias

Todos adultos serão vacinados até agosto

Na última semana foram registrados 108 novas casos, menor número desde janeiro


25/06/2021 - Edição 2046

Profissionais da limpeza na ativa estão na lista de prioridades para vacinação
Profissionais da limpeza na ativa estão na lista de prioridades para vacinação

O processo de imunização contra a Covid-19 na Ilha transcorre sem intercorrências e com a perspectiva de chegada de mais doses vindas do Ministério da Saúde, e com isso o prefeito Eduardo Paes anunciou uma aceleração no calendário. O objetivo da prefeitura é que pessoas com mais de 18 anos estejam vacinados ao menos com uma dose até o dia 31 de agosto. Antes previsto para o fim de outubro, a cidade conseguiu antecipar um mês e 21 dias da data inicial. 

— A primeira boa notícia é que vamos terminar a vacinação de todos os cariocas antes do que tínhamos previsto. Nos meses de julho e agosto, tem a previsão da chegada de muitas vacinas, o que vai nos permitir acelerar quase um dia para cada idade. Queremos ser a primeira cidade brasileira a anunciar, já para o mês de setembro, a vacinação dos nossos adolescentes. A nossa angústia é fazer com que esse processo se acelere para salvar vidas. E com esse imunizante chegando, vamos ter carnaval em 2022, com a possibilidade de voltar a receber bem, de nos abraçar, comemorar e celebrar. Isso para os cariocas é muito importante — anunciou o prefeito Eduardo Paes.  

Eduardo Paes em reunião do Boletim Epidemiológico

Na Ilha, cerca de 130 mil pessoas já tomaram a primeira dose contra Covid-19 nos oito postos disponíveis. No entanto, outra frente de atuação da Secretaria Municipal de Saúde, tem sido a busca ativa por pessoas que não retornaram no prazo para tomar a segunda dose (D2) da vacina. Na região há pessoas que se enquadram nesta situação e a prefeitura lembra que somente com as duas doses é possível completar o esquema viral e garantir, de fato, a eficácia da imunização. Para tomar a segunda dose, basta se direcionar ao posto de saúde, de preferência no período da tarde.

Nesta semana a Ilha do Governador chegou a 9.596 casos da Covid-19 registrados desde o início da pandemia. 108 novas pessoas foram infectadas, que significa o menor número de crescimento em período de sete dias desde o fim de janeiro. No total, o número de óbitos chegou a 794. De acordo com o Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o cenário das taxas de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva na rede pública é o menor desde o final de fevereiro. Os especialistas acreditam que o quadro de diminuição da sobrecarga nos hospitais pode ter relação direta com o impacto da vacinação na redução das internações dos idosos mais velhos.