25/11/2022 - Edição 2121
Se dependesse somente do insulano Thiago Wendel, a saúde pública da Ilha do Governador estaria sempre em boas mãos, como agora, momento em que ele comanda a Coordenadoria Geral de Atenção Primária (CAP) na região e se destaca por ser um profissional bastante dedicado e um verdadeiro entusiasta do Sistema Único de Saúde (SUS).
Nascido no Complexo da Penha, Thiago encontrou na educação a ferramenta fundamental para que pudesse alçar voos mais altos e mudar a própria realidade. E foi na área da saúde que encontrou aquilo que hoje é a paixão de sua vida.
— Quando eu tinha 16 anos sofri um acidente de moto e na ocasião eu fui socorrido pelos Bombeiros. Durante o atendimento, fiquei encantado com o trabalho deles e descobri que a enfermagem era o que eu queria para a minha vida — conta Thiago Wendel.
A partir deste momento, deu início a sua trajetória na saúde pública. Ele fez o ensino técnico de enfermagem e formou-se como enfermeiro pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Logo após, especializou-se em saúde da família pela Fiocruz e concluiu o mestrado em gestão em saúde, também pela Uerj.
Durante a pandemia da Covid-19, Thiago viveu uma experiência importante em sua carreira médica. Ele atuou na Fiocruz, juntamente com Daniel Soranz, criando polos para o enfrentamento da pandemia e clínicas da família nos municípios de Mesquita, na baixada Fluminense, e em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
Em 2021, ele foi convidado pela Secretaria Municipal de Saúde para chefiar a CAP 3.1, que abrange a Ilha do Governador e adjacências e passou a comandar todas as sete unidades de atenção primária localizadas na Ilha, além de outras em áreas próximas, como na Ilha do Fundão, Penha e Cordovil entre outras. Ele, que assumiu no auge da pandemia, foi um dos grandes responsáveis pela campanha de vacinação na região.
— Foi um grande desafio, pois tivemos que trabalhar muito. Eu lidero um time que se esforçou muito. Em 2021, nós trabalhamos intensamente de segunda a segunda para garantir a vacinação e a testagem de todos. Cuidamos muito da população — explica Thiago.
Morador da Rua Cambaúba, no Jardim Guanabara, Thiago revela o entusiasmo de trabalhar no cuidado do local onde vive e não mede esforços para que todos os insulanos tenham um atendimento de saúde de qualidade.
— O SUS é isso. É um sistema único para todos, não só para as pessoas que mais precisam. E trabalhar para a população de onde eu vivo é muito bom. Quero que todos os insulanos utilizem o sistema público e possam contribuir para que ele seja cada vez melhor — afirma.