14/03/2025 - Edição 2241
O ano de 2025 está consolidando o insulano Thelmo Fernandes como um dos grandes nomes atuais da dramaturgia brasileira com sua atuação no filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles. O longa, vencedor do Oscar na categoria de Melhor Filme Internacional, levou o Brasil a um patamar inédito na premiação e colocou Thelmo sob os holofotes mundiais ao interpretar Lino Machado, amigo da família de Rubens Paiva. Sua performance foi amplamente elogiada pela crítica e eleva seu patamar como um dos atores mais versáteis de sua geração.
Nascido e criado no bairro da Portuguesa, Thelmo tem uma trajetória sólida no teatro, no cinema e na televisão. Desde sua participação na coluna "Gente da Ilha" do jornal Ilha Notícias, em 2017, ele ampliou seu repertório artístico e conquistou espaço em importantes produções nacionais, especialmente nas séries do Globoplay, como por exemplo nas séries de sucesso como Arcanjo Renegado e Sob Pressão, além da minissérie Fim, baseada no best-seller de Fernanda Torres. Seu talento, inclusive, tem lhe rendido indicações e prêmios importantes, como por exemplo o Prêmio APTR como Melhor Ator Protagonista.
— Estou muito feliz com este meu momento. Da Ilha do Governador para o mundo. Ter um filme seu em que ganhou o Oscar é uma emoção quase indescritível. Qual a artista não sonha com isso na carreira? Acho que todos nós, que fizemos esse filme “Ainda Estou Aqui”, temos esse privilégio. Essa é a grande retomada do cinema brasileiro, do interesse do público pelo cinema brasileiro, e isso é muito importante — afirma Thelmo.
Ao longo dos anos, Thelmo acumulou um vasto repertório no teatro. Peças como A Falecida, de Nelson Rodrigues, e Diário do Farol, uma adaptação da obra de João Ubaldo Ribeiro, são exemplos de seu comprometimento com a dramaturgia brasileira.
No streaming, Thelmo segue sendo uma presença constante. Sua participação na terceira temporada de Arcanjo Renegado e na série Cosme e Damião — Quase Santos demonstra sua capacidade de transitar entre diferentes gêneros e personagens. Além disso, sua interpretação em Angela Diniz: O Crime da Praia dos Ossos chamou a atenção pelo rigor dramático e pela fidelidade ao caso real que inspirou a produção.
Orgulho insulano, Thelmo Fernandes representa mais do que um ator talentoso, ele é uma fonte de inspiração para muitos insulanos que desejam seguir a carreira artística e conquistar caminhos de sucesso. Quem quiser acompanhar e conhecer mais seu profissionalismo, basta ir ao Cinesystem Ilha Plaza, no horário da sessão do Filme “Vitória”, que entrou em cartaz essa semana onde ele está em cena ao lado da consagrada atriz Fernanda Montenegro.