Notícias

Surto de gripe atinge bairros da Ilha

Crianças de seis meses a seis anos, gestantes e idosos estão entre os casos mais graves


03/12/2021 - Edição 2070

Insulanos de todas as idades podem se vacinar
Insulanos de todas as idades podem se vacinar

Com vários casos registrados nos últimos dias, a Ilha do Governador vive um surto de influenza A. O aumento no número de pessoas com sintomas de síndrome gripal nos hospitais da região chama a atenção, principalmente, na UPA Pediátrica, localizada no Cocotá, que registrou um aumento de 400% no atendimento. Devido a este cenário epidemiológico, a prefeitura do Rio convocou os insulanos para que procurem os centros de atenção primaria e realizar a vacinação contra a gripe para tentar conter o avanço da doença na cidade.  

A influenza A é uma doença viral, aguda do aparelho respiratório, que provoca febre alta, tosse seca, coriza, dor de garganta, no corpo e mal-estar. É um tipo de doença altamente transmissível a partir do contato com as secreções expelidas na fala, tosse ou espirro. Em alguns casos, pode apresentar complicações, levando à internação hospitalar e até mesmo ao óbito em casos extremos. Atualmente, mais de 38% das ocorrências com sintomas respiratórios que chegam ao Evandro Freire e as clínicas de família da região, são causadas pela influenza. Os casos mais graves aparecem em crianças de seis meses a seis anos, gestantes e pessoas com mais de 60 anos.  

— É muito importante que as pessoas que possuem sintomas respiratórios optem por procurar um centro municipal de Saúde ou clínica de família para realizar testes. Evitem procurar os hospitais de urgência e emergência, porque estes locais devem ser reservados para pacientes com sintomas de gravidade maior e para outras doenças que podem levar à morte. A gente pede paciência as pessoas nas filas — disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.  

Equipe do posto Necker Pinto está preparada para a aplicação das vacinas

Muitas pessoas ficam preocupadas porque os sintomas da gripe são similares da Covid. As duas possuem a mesa forma de transmissão, através do contato, porém também possuem a mesma forma de prevenção: distanciamento, higiene das mãos, uso de máscaras e evitar tocar em superfícies que não foram higienizadas. Esse surto na Ilha está diretamente relacionado a baixa cobertura vacinal contra a doença. Muitos insulanos tomaram apenas a vacina da Covid-19.

— É importante que as pessoas se vacinem e evitem a disseminação da influenza na cidade A vacina está sendo aplicada para todas as idades no mesmo local da vacina da Covid — informa o epidemiologista Matheus Peixoto.