Notícias

Soneca é exemplo no volante da Ideal

Com 40 anos de empresa, José Antônio é tranquilo e amigo de todos


Por Nycolas Santana

03/12/2021 - Edição 2070

José Antônio é um dos funcionários mais antigos da Viação Ideal e conquistou o respeito e a admiração dos colegas
José Antônio é um dos funcionários mais antigos da Viação Ideal e conquistou o respeito e a admiração dos colegas

Se você é um insulano que têm o costume de pegar os ônibus da Viação Ideal, provavelmente já andou em um veículo dirigido por José Antônio dos Santos Pereira. Ele é um dos funcionários mais antigos da empresa, com 40 anos de casa, e um dos motoristas de ônibus mais conhecidos e respeitados de toda a frota da empresa. 

Talvez o nome de José Antônio não seja familiar para alguns, mas o seu apelido é inconfundível. Ele é o Soneca, uma pessoa muito tranquila que só faz amigos e o oposto do que sugere o apelido é um profissional bastante dedicado e que não dorme no ponto. 

— Esse apelido eu ganhei na década de 80, por causa da criançada que pegava ônibus comigo. Muitas dessas crianças não tinham dinheiro para pagar a passagem na época e pediam carona, mas nem sempre os motoristas deixavam. Eu sempre deixei, porque entendia que nem todo mundo tinha condição. Como eu tinha muita calma e paciência com esses meninos, eles começaram a me chamar de Soneca e o apelido pegou — conta, completando em seguida — Hoje em dia é muito difícil alguém me chamar de José Antônio. Eu sou o Soneca! 

Natural de Paulista, em Pernambuco, José Antônio veio para a Ilha do Governador aos 16 anos, em busca de emprego. Trabalhou como office boy em diversos estabelecimentos na região, até receber uma oportunidade para trabalhar na Ideal. Exerceu o cargo de cobrador de ônibus por oito anos, até o momento que decidiu se arriscar e fazer testes para ser motorista da empresa. 

— Lembro até hoje da minha primeira viagem. Foi pela linha 935 e nesse dia eu transportei mais de 1.500 passageiros! Foi bem desafiador, mas consegui dar conta do recado — relembra. 

Além da 935, José Antônio passou por outras linhas como 663, 696, 321, e até mesmo a extinta 954. Atualmente é motorista da 326, que faz o trajeto Bancários x Candelária, via Avenida Brasil. 

Aos 63 anos, revela muita gratidão pela Viação Ideal, e não se vê longe da empresa na qual conhece cada detalhe como ninguém. 

— Tudo o que eu construí e conquistei foi graças à Ideal, então eu só tenho a dar graças a Deus por estar nessa empresa há tantos anos — finaliza.