16/05/2025 - Edição 2250
A Areninha Cultural Renato Russo, localizada no Aterro do Cocotá, tem se firmado como um dos principais espaços de cultura e entretenimento da região. Mesmo com estrutura modesta, porém bem funcional, o local vem atraindo cada vez mais público com uma programação acessível e conectada com a comunidade, especialmente pelos espetáculos de stand-up comedy, que se tornaram um verdadeiro sucesso entre os insulanos e até mesmo pessoas de fora da Ilha.
A gestora cultural do espaço, Mariana de Oliveira, destaca que a resposta do público tem sido extremamente positiva, com forte interesse dos insulanos pela comédia. Segundo ela, os stand-up comedy conseguem dialogar diretamente com a realidade e o humor local.
- É gratificante ver a casa cheia, com risos ecoando e um sentimento coletivo de pertencimento àquele espaço que é de todos. Isso mostra que a Areninha vem cumprindo seu papel de democratizar o acesso à cultura e de oferecer conteúdo relevante e diversificado – afirma.
Em uma região que ainda carece de um teatro de médio ou grande porte, a Areninha tem cumprido papel essencial ao oferecer cultura de forma democrática. O espaço já recebeu, só em 2025, artistas como Felipe Ferreira (em janeiro e maio), Paulinho Gogó, Apóstolo Arnaldo, Raphael Braga e Nando Viana, sempre com grande presença de público e repercussão positiva. Além do entretenimento, a Areninha também representa uma política pública de valorização da cultura nas periferias, oferecendo oportunidades de formação, criação e troca para artistas locais e visitantes.
Segundo a gestora, um dos principais desafios é manter o equilíbrio entre diversidade de programação e os recursos disponíveis, mas o compromisso com uma agenda ativa permanece firme. “Conseguimos proporcionar uma programação variada e de qualidade, acolhendo artistas locais e de todo Brasil. Mais do que um espaço físico, estamos aqui para atender uma demanda histórica por espaços de expressão artística na Ilha, oferecendo o entretenimento, mas também oportunidades de formação, criação e trocas culturais”, disse a gestora administrativa, Thamyris Mangia.
Para as próximas semanas, o público da Ilha pode esperar ainda mais atrações. Estão confirmadas apresentações de Márcio Donato e Di Lopes no dia 29 de maio; Heitor Gusmão dia 31 de maio; Emerson Ceará em 5 de junho; Victor Sarro em 6 de junho; Yuri Marçal em 27 de junho e Thiago Santinelli 30 de agosto. A proposta dos coordenadores da Areninha é seguir nesta pegada de comédia, que vem dando certo e atraindo público ao espaço.
Estrutura no Aterro do Cocotá é espaço cultural com espetáculos de stand-up
Kalons Latatchos afasta preconceitos e fortalece a cultura
Aulas de teatro e dança em instalações que homenageiam Renato Russo