Notícias

Segurança Presente tem saldo positivo

Ação dos policiais e agentes melhora os índices de segurança


01/03/2024 - Edição 2187

Uma reivindicação antiga da população da Ilha do Governador, o programa Segurança Presente tem deixado uma boa impressão entre os insulanos. Neste mês de fevereiro, o projeto completou três meses de funcionamento e já apresentou indicadores positivos e ações policiais bem sucedidas. 

Inaugurado no início de dezembro de 2023, o programa chegou com a promessa de melhorar a segurança da região e reforçar o policiamento local. Com 30 policiais e 13 agentes civis, o programa tem como premissa fazer o policiamento de proximidade. E dessa forma conseguiu trazer uma redução significativa nos indicadores de crimes. 

De acordo com o comandante do projeto, o Major Gustavo Valagão, o programa praticamente zerou os índices de criminalidade durante período de funcionamento, que é de 8h às 20h, na área de atuação do Segurança Presente, que hoje consiste nos bairros da Portuguesa e no Jardim Guanabara. Desde a implementação do Segurança Presente, foi registrada a redução em 99,9% no número de roubos de rua, redução de 99,6% a roubo de veículos e redução em 100% no índice de letalidade violenta. Além disso, destaca-se a atuação dos agentes do projeto em outros tipos de ocorrência, sobretudo voltadas à assistência social com 156 atendimentos, e também em parcerias com projetos sociais na região. 

- Ter a participação dos moradores é fundamental para que o nosso trabalho funcione bem. O Segurança Presente tem um índice de 93% de aprovação em todo o Estado, e pelo retorno que estamos recebendo, acredito que estamos bem próximos desse número aqui na Ilha do Governador — afirma Valagão. 

Na sexta-feira (16), agentes do Segurança Presente atuaram em conjunto com policiais da 37ª DP e do 17° BPM durante uma ação na Estrada do Galeão que impediu uma tentativa de roubo de uma carreta que transportava óleo lubrificante. No mesmo dia, um homem condenado por homicídio no estado de Pernambuco e que estava foragido na Ilha do Governador foi identificado por agentes do Segurança Presente e preso. 

— Essas ocorrências são fruto não só do nosso bom planejamento em relação ao policiamento, mas também da parceria com a 37ª DP e com o 17° BPM. Conseguimos, com inteligência, coibir essas ações e também fazer inúmeras abordagens no nosso dia-a-dia evitando novos crimes — explica o Major Valagão.