Notícias

SESC assume a gestão da Biblioteca

Parceria Fecomércio e Prefeitura revitaliza espaço que será referência


08/03/2024 - Edição 2188

Uma nova fase se inicia na Biblioteca Euclides da Cunha, no Cocotá, único espaço público de leitura da Ilha do Governador, com a chegada do SESC na administração. Trata-se de uma parceria entre o Sistema Fecomércio RJ e a Prefeitura do Rio, por meio do programa Bibliotecas do Amanhã, que vai possibilitar uma ampla reforma no espaço localizado em frente ao Parque Manuel Bandeira, no Aterro do Cocota, tornando o espaço mais moderno, interativo e digital.  

Com esta parceria na biblioteca Euclides da Cunha, o SESC visa recuperar e modernizar esses espaços de leitura, ampliando sua visão como locais de convivência e conhecimento, mantendo o caráter público e gratuito. Neste momento, as estruturas do prédio estão passando por intervenções. Após as obras, a biblioteca oferecerá atividades educativas, acesso à Internet, além de serviços nas áreas de cultura, educação, lazer, assistência e saúde. A integração à Rede SESC de Bibliotecas do Rio de Janeiro permitirá o intercâmbio de obras entre as unidades. 

O Secretário Municipal de Cultura, Marcelo Callero, reforçou a importância desta parceria encerrando rumores que surgiram na região sobre o fechamento definitivo da Biblioteca da Ilha e que se tornaria privada.  

— Eu sei que tem uma galera desocupada, espalhando mentiras. A parceria entre prefeitura e Fecomercio, vai tornar a biblioteca da Ilha um exemplo para todo Rio de Janeiro. Essa parceria vai possibilitar uma ampla reforma, fazendo com que haja muito mais conforto, muito mais segurança, muito mais serviço à disposição da população na biblioteca. E mais que isso, ampliando inclusive o seu horário de funcionamento. E, é claro, que continuará 100% gratuita e, agora, com um espaço de agregação comunitária, sem predisposição dos cidadãos da Ilha - afirma o secretário.   

Uma das figuras mais dedicadas da Biblioteca da Ilha, a insulana Deolinda Avellar permanece como símbolo desta nova fase agora com o SESC à frente da gestão.  

— Estou aqui com muita honra. Neste momento nossa estrutura está em reforma, mas foi disponibilizado um Ônibus-Biblioteca, muito funcional, e super organizado, que segue atendendo a todos nós insulanos. Deposito toda minha confiança aqui, nesta parceria, estou aqui para comprovar que tudo está funcionando. E que vocês podem vir para conhecer - afirma Deolinda Avellar.  

A biblioteca temporariamente está fechada para manutenção, porém, o atendimento aos usuários segue garantido pelo BiblioSesc, uma biblioteca itinerante do SESC RJ, instalada no estacionamento do espaço. Com cerca de 4 mil obras disponíveis, o público pode consultar ou emprestar livros gratuitamente. 

Para realizar o empréstimo de até 3 livros, com prazo de devolução de 14 dias, é necessário fazer um cadastro na unidade móvel, apresentando documentos de identificação. O caminhão do projeto BiblioSesc estará disponível junto à biblioteca Euclides da Cunha, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.