Notícias

Rodrigo Porto, o craque na matemática

Insulano de 18 anos é nosso multicampeão internacional


29/07/2022 - Edição 2104

Rodrigo conquistou a medalha de prata na Noruega
Rodrigo conquistou a medalha de prata na Noruega

Muitos estudantes consideram a matemática uma disciplina desafiadora e por vezes um bicho de sete cabeças. No entanto é a matéria favorita de Rodrigo Porto, jovem insulano que já se revela um grande talento na matemática. Ele estuda no colégio Eleva, em Botafogo, e as suas participações em olimpíadas são brilhantes. 

Morador do Cacuia, Rodrigo tem 18 anos e um currículo de respeito em competições. Ele é heptacampeão da Olimpíada de Matemática do Estado do Rio de Janeiro, tetracampeão da Olimpíada Brasileira de Matemática e tricampeão da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Além disso, faz parte da seleção brasileira e já conquistou vitórias em competições internacionais, como as medalhas de ouro na Olimpíada Internacional dos Países do Cone Sul e na Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.  

Recentemente, Rodrigo esteve com a seleção brasileira em Oslo, na Noruega, para a Olimpíada Internacional de Matemática, na qual conquistou a medalha de prata. Para ele, foi um orgulho ter representando não só o país como a Ilha do Governador na competição de matemática mais tradicional e prestigiada do mundo.  

O insulano é da seleção brasileira de matemática

— Foi muito marcante. A Olimpíada é muito concorrida e envolve conceitos muito avançados, o que exigiu muita proatividade na busca e estudo dos conteúdos. Foi um sonho realizado, fruto de algo que venho me esforçando há muitos anos e de uma paixão que se desenvolve mais e mais a cada dia — afirma Rodrigo.

Atualmente, Rodrigo está em Maine, nos Estados Unidos, participando do Canada/USA Mathcamp, um acampamento de cinco semanas na qual está reunido com estudantes do mundo todo ampliando seus conhecimentos em matemática. Além disso, Rodrigo já projeta o seu futuro acadêmico. Ele está no 3º ano do ensino médio e quer cursar Ciência da Computação. 

— Sempre fui muito curioso, e por conta disso comecei a aprender programação. A curiosidade pela matemática foi o que sempre me moveu, pois sempre que queria saber de algo eu pesquisava na internet. E conforme eu ia me aprofundando fui percebendo como a matemática é bonita e cativante. É um universo apaixonante — finaliza Rodrigo.