Notícias

Retrospectiva relembra os principais acontecimentos do ano

Campanha contra a Covid-19 e vacinação ocupou grande parte das manchetes


30/12/2021 - Edição 2074

O ano de 2021 termina trazendo um misto de esperança por conta do avanço da vacinação contra a Covid-19 e o baixo número de mortes da doença, mas ao mesmo tempo alguns problemas crônicos da região em outras áreas ainda trazem dor de cabeça para os insulanos. O jornal Ilha Notícias relembra, agora, os principais acontecimentos do ano.  

Logo em janeiro, em primeira mão, o Ilha Notícias anunciou a chegada do Bairro Seguro da PM para os bairros da Portuguesa e Jardim Guanabara, programa que iniciou oficialmente em junho. Janeiro também foi marcado pelo começo do fim da luta para vencer a Covid-19: o início da vacinação, no dia 20, feriado de São Sebastião, para idosos a partir de 80 anos e profissionais de saúde da linha de frente da Covid-19. Enquanto isso, a cantora insulana Miracy de Barros encantava o Brasil no programa The Voice +.  

O mês do carnaval conviveu com um cenário de aumento nos casos da Covid-19 e a região esteve classificado com risco alto de contaminação. Por conta disso, o tradicional carnaval da região não pôde ser realizado. Já em março, a Portuguesa começou a escrever os capítulos da melhor participação de sua história no Campeonato Carioca. A equipe venceu grandes equipes do futebol do Rio, como Vasco e Fluminense e terminou a competição na terceira colocação garantindo vaga para a Copa do Brasil e Brasileiro 2022.  

Já no fim do primeiro trimestre, um outro aumento nos casos de covid-19 foram registrados e o prefeito anunciou um lockdown parcial fechando alguns serviços não essenciais. Os hospitais da Ilha à época atuavam com a capacidade próximo do limite. Nos meses seguintes os números regrediram, mas em agosto, por conta da variante Delta, os casos voltaram a progredir. Foi preciso aumentar a capacidade de testagem e acelerar a vacinação para baixar o número.  

O presidente Ney Filardi voltou a União da Ilha eleito por aclamação. Já o balanço da segurança pública na região este ano teve altos e baixos e o clima de insegurança preocupa a população. Há um temor nos moradores de uma possível guerra de facções nas comunidades da região, enquanto o número de assaltos e roubo de veículos aumentava.  

Por um período, a Marinha do Brasil precisou colocar tropas nos Bancários para garantir a segurança dos militares que transitam pelo bairro. A Ten. Cel. Simone Silva assume o comando do 17ºBPM, tornando-se a primeira mulher a comandar a unidade militar.  

Ainda entre os destaques do ano de 2021, está o professor Leandro Azevedo, que se tornou tricampeão da Dança dos Famosos ao lado da atriz Paolla Oliveira. No segundo semestre a população demonstrou indignação com os serviços dos Correios e dos múltiplos problemas de mobilidade urbana na Ilha, especialmente em Tubiacanga e para os trabalhadores da Ilha no Aeroporto.