Notícias

Reitoria da UFRJ completa primeiro ano de gestão

Gestão da reitora Denise Carvalho e do vice-reitor Carlos Frederico Rocha precisou se readaptar em meio à pandemia


07/08/2020 - Edição 2001

A reitora Denise Carvalho e o vice Carlos Frederico Rocha inovaram ações devido a pandemia // Foto: Artur Moês (Coordcom/UFRJ)
A reitora Denise Carvalho e o vice Carlos Frederico Rocha inovaram ações devido a pandemia // Foto: Artur Moês (Coordcom/UFRJ)

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cujas principais instalações funcionam na Cidade Universitária da Ilha do Fundão, completou um ano sob a gestão da reitora Denise Carvalho e do vice-reitor Carlos Frederico Rocha. Com um trabalho inicial focado na modernização da Universidade, tendo como principal meta a busca pelo equilíbrio orçamentário e a conclusão de obras e reformas de infraestruturas prediais e de prédios tombados, a reitoria precisou se readaptar e encarar as causas e consequências da pandemia do novo coronavírus.

O ano de 2020, que marca o centenário da primeira universidade federal do Brasil, teve diversas atividades presenciais em comemoração à data canceladas. Diante do cenário pandêmico, de acordo com a Reitora, a UFRJ não mediu esforços para estar presente e atender às demandas da sociedade tendo a defesa pela vida como prioridade. Antes mesmo do primeiro caso ter sido diagnosticado no país, a faculdade já havia criado um grupo de trabalho multidisciplinar com pesquisadores da área de saúde para desenvolver ações de orientação, diagnóstico e tratamento de casos.

O equilíbrio orçamentário foi a principal meta da gestão afetada pelo coronavírus // Foto: Raphael Pizzino (Coordcom/UFRJ)

— A diminuição das taxas de evasão estudantil, a reconstrução do Museu Nacional, combate às fraudes nas cotas étnico-raciais, reformas, entre outros desafios, seguem sendo acompanhados, mas o combate ao vírus virou prioridade. Desde então, vários laboratórios de pesquisas da UFRJ se voltaram para o estudo do SARS-CoV-2 e até hoje mais de 15 mil exames moleculares foram realizados. Além de diversas adaptações no Hospital do Fundão, que garantiram um novo CTI com enfermeiras exclusivas e equipamentos, viabilizadas por articuladas doações — informou a reitora Denise, que se tornou a primeira mulher a alcançar este cargo e é insulana.

Diversas atividades não essenciais e os colegiados superiores foram transferidos para funcionalidade remota, assim como as defesas de monografias, teses e dissertações. Agora, o foco da UFRJ é a volta das aulas regulares de cada curso de modo virtual, já que a universidade garantiu que a volta presencial das aulas apenas acontece depois do uso da vacina.

— Neste primeiro ano de mandato, queremos agradecer a todos aqueles que se dedicam ao fortalecimento e à defesa dessa instituição centenária que tanto nos orgulha. Agradecemos especialmente aos incansáveis membros da nossa equipe. Temos certeza de que seguiremos unidos em torno deste objetivo maior: o de enaltecer o nome da nossa Universidade, independentemente dos desafios que ainda precisaremos enfrentar — declarou Denise.