Notícias

Querosene oferece aulas de capoeira

Projeto social proporciona atividade gratuita para jovens da comunidade


16/05/2025 - Edição 2250

Aulas de capoeira promovem a integração entre os mais jovens do Querosene
Aulas de capoeira promovem a integração entre os mais jovens do Querosene

A comunidade do Querosene, localizada no bairro do Tauá, tem sido palco de um projeto social que utiliza a capoeira como ferramenta de inclusão e transformação social. Sob a liderança do Mestre Popeye, o projeto oferece aulas gratuitas da tradicional arte afro-brasileira para crianças e adolescentes da região.

Iniciadas há 4 anos, as atividades ocorrem duas vezes na semana, proporcionando aos participantes o aprendizado dos movimentos e ritmos da capoeira além do contato com valores fundamentais como disciplina, respeito e cooperação.

Durante as aulas, os jovens aprendem não só os principais golpes, mas também canções típicas, o uso de instrumentos e os principais elementos culturais do universo da capoeira. Através das rodas, os jovens desenvolvem tanto as suas habilidades, como também estimulam o processo de socialização.

Com uma trajetória de 15 anos dedicados à capoeira, o Mestre Popeye iniciou o projeto com o objetivo de não só passar seu conhecimento na arte marcial, como também uma forma de retribuição ao que a capoeira proporcionou em sua vida.

— A capoeira sempre abriu muitas portas e me permitiu chegar em lugares que nunca imaginei que chegaria na vida. Então eu tento de alguma forma ajudar essas crianças a realizar seus sonhos por meio da capoeira — conta o Mestre Popeye.

As aulas são voltadas para jovens a partir de 5 anos. Atualmente, cerca de 30 crianças e adolescentes participam das aulas que acontecem na sede da Associação de Moradores da comunidade.

— Projetos como esse fazem parte do nosso objetivo, que é dar uma perspectiva para esses jovens. Quanto mais crianças conseguirmos tirar dos becos da comunidade e trazer para cá, isso se torna uma vitória muito grande para a gente — afirma Eduardo Pontes, presidente da Associação de Moradores do Querosene.

As aulas de capoeira ocorrem às terças e quintas, a partir de 19h. Para participar das aulas, basta comparecer à sede da Associação de Moradores da Comunidade do Querosene. Outras informações sobre o projeto, basta entrar em contato pelo telefone 99888-4373.