Notícias

Projeto de ciclovia liga Cacuia ao Fundão

Traçado teria 9 km e cruzaria a Estrada do Galeão até a estação do BRT


09/04/2021 - Edição 2036

Projeto tem trecho rumo a Ilha do Fundão com mais segurança
Projeto tem trecho rumo a Ilha do Fundão com mais segurança

A Associação de Ciclistas da Ilha do Governador (Acig) elaborou um projeto para implementar uma ciclovia que cruzaria toda a região. A ideia é criar um trecho para ciclistas que conectasse a Ilha do Governador, desde o Cacuia, até o terminal do BRT, localizado na Ilha do Fundão.

O projeto intitulado Ciclovia TransGaleão consiste em um traçado de aproximadamente 9 km utilizando a Estrada do Galeão, principal via da região, e seria dividida em dois trechos. O primeiro, da Ilha do Fundão até o Casa Show, por meio de uma calçada compartilhada paralela as áreas militares no Galeão, e o segundo a partir do Casa Show até a Vila Olímpica Nilton Santos, através de uma ciclovia no canteiro central da Estrada do Galeão.

Além de possibilitar o acesso ao BRT do Fundão, a Ciclovia TransGaleão seria interligada ao já existente Anel Cicloviário da Ilha do Governador, o que possibilita a criação de rotas a até o Terminal de Barcas, no Cocotá, ao Ilha Plaza Shopping e a Praia da Bica.

O presidente da Acig, Luan Ferreira, conta que foi realizado um estudo para entender qual seria o percurso mais adequado e seguro para os ciclistas da região.

— Nós mapeamos as rotas já feitas por insulanos que usam a bicicleta como meio de locomoção para trabalhar, ir para a escola, ao mercado, etc. A ciclovia garantiria mais segurança para quem já pedala pelas ruas da região e possibilitaria a adesão de novos ciclistas.

Luan Ferreira e Cláudia Naira com o subprefeito Rodrigo Toledo

O projeto foi idealizado em 2016 pela Acig e a época chegou a ser levado até mesmo à prefeitura do Rio. Entretanto a ideia não foi levada adiante pela administração municipal. Todavia, o projeto voltou a ganhar força com os frequentes acidentes envolvendo ciclistas na região.

— Nós levamos o projeto para o Subprefeito das Ilhas, Rodrigo Toledo, que recebeu com muito entusiasmo e se comprometeu em iniciar um grupo de trabalho com a Acig para atualizar as informações e encaminhar ao prefeito Eduardo Paes, entendendo ser uma prioridade para a região — conta Luan.

Para Luan, a implementação da Ciclovia TransGaleão traria diversos ganhos para a região, entre eles o aquecimento da economia local.

— Cresceu muito durante a pandemia a demanda por delivery e o número de entregadores de bicicleta. Uma ciclovia em uma área onde há um comércio muito presente beneficiaria o entregador e as lojas. Outro ponto é que diversos estudos indicam que as ciclovias favorecem o comércio da região, pois o ciclista tem uma percepção mais ampla do seu arredor — explicou Luan.